Indústria do cimento apresenta solução para destinação de resíduos

Redação

indústria do cimento destinação de resíduos

A indústria brasileira do cimento, por intermédio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), promove uma série de eventos on-line junto aos órgãos públicos e agências ambientais de todo país. O objetivo é apresentar uma solução para a gestão de destinação de resíduos a favor da sustentabilidade e redução de impacto no meio ambiente.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, estima-se que 80% da população brasileira vive em áreas urbanas e cada um dos 220 milhões de brasileiros produz 383kg de resíduos domésticos por ano, esse número é somado ao gerado durante o processo produtivo, cerca de 58 milhões de toneladas por ano.

Cada vez mais empresas e governos buscam soluções para utilização desses resíduos sólidos fortalecendo o conceito da economia circular. Isto é, o reaproveitamento dos materiais descartados para inseri-los na cadeia de produção, visando sobretudo a sustentabilidade e redução de impacto no meio ambiente.

A tecnologia de coprocessamento, na indústria do cimento, consiste em reaproveitar os resíduos em sua cadeia produtiva, seja como combustível ou matéria prima alternativa. Portanto, essa atividade exerce duas funções essenciais ao meio ambiente, já que possibilita que uma fração importante dos resíduos não sejam dispostos em aterros, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir a emissão de CO2 em seu processo produtivo, por substituir os combustíveis fósseis amplamente utilizados pela indústria.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="792034" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]