Sistema de inteligência artificial acompanha e identifica pacientes com Covid-19

Redação

sistema de inteligência artificial

A startup brasileira Laura desenvolveu um sistema de inteligência artificial que acompanha e identifica pacientes diagnosticados com Covid-19. Por causa do projeto, a empresa foi uma das 20 da América Latina e Caribe, selecionadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para implementar a tecnologia em até cinco municípios do Brasil e em 10 unidades de pronto atendimento.

Chamado de Pronto Atendimento Digital, o sistema atende os cidadãos em uma conversa interativa, e são acompanhados por 15 dias. A partir disso, quem apresenta leves sintomas ou que não correspondam à infecção por Covid-19 são orientados a permanecer em casa, evitando aglomerações nas unidades de saúde. Para os pacientes com risco moderado, há possibilidade de teleorientação pela enfermagem e, se necessário, teleconsulta médica embarcada na solução. Os casos mais graves são encaminhados para consulta presencial

O aporte financeiro do laboratório de inovação do BID para a ação é de, aproximadamente, R$ 700 mil. O sistema de inteligência artificial foi lançado em abril de 2020 e já funcionou em 25 instituições de saúde, incluindo parcerias com as prefeituras e planos de saúde. Mais de 160 mil pessoas receberam atendimento através dessa inovação, gerando uma economia de R$ 6 milhões para a saúde.

“O ecossistema brasileiro é o mais robusto da região, com inovações tecnológicas de vanguarda e pode oferecer soluções rápidas e de alto desempenho.”, disse Morgan Doyle, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Além do ‘Pronto Atendimento Digital’, há outra tecnologia que será beneficiada com o investimento, chamada de ‘Pronto Atendimento Generalista’, que faz a triagem e acompanhamento de doenças em geral. O sistema será disponibilizado em Curitiba, São Bernardo do Campo e Catanduva.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="751896" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]