Mercado literário brasileiro ganha nova editora

Redação

mercado literário brasileiro editora Maralto

O mercado literário brasileiro ganha uma nova editora: a Maralto, que chega com um catálogo de mais de  150 títulos. Com sede em Curitiba e focada em livros que priorizam a conexão entre literatura e artes visuais, a editora inicia os trabalhos com 1,5 milhão de exemplares impressos.

A Maralto já nasce com diversos autores e ilustradores premiados como Luiz Ruffato, Adriana Lisboa, Luiz Henrique Pellanda, Mariana Ianelli, Odilon Moraes, Ruy Espinheira Filho, Marilda Castanha, Carlos Dala Stella, Jacques Fux, João Anzanello Carrascoza, Nelson Cruz e Raquel Matsushita.

Além de nomes nacionais, para 2023 já está prevista a ampliação para autores africanos, latino-americanos e europeus. Diversidade de gêneros, escritores e público caracteriza o novo selo editorial que, além dos livros, também comercializará o Programa de Formação Leitora Maralto (PFLM) para escolas de todo o país. O Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa – nas versões impresso e digital – também é editado pela Maralto.

Os livros serão voltados principalmente a três mil escolas em todo Brasil, mas qualquer colégio do país também pode adquirir as obras ou o PFLM – que ajuda na habilidade de ler e escrever. O consumidor final e que aprecia livros com qualidade encontrará o acervo na Amazon e em parceiros estratégicos da editora nas principais capitais do Brasil.

“Surgimos a partir da venda da Editora Positivo ao grupo Arco Educação, em 2019. O catálogo chamou a atenção pela qualidade, diversidade e também porque a Arco não tinha um selo de literatura e um programa de formação leitora”, explica a publisher Cristiane Mateus, coordenadora editorial da Maralto.

O nome Maralto surgiu a partir do poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade. O símbolo da marca, apresentado de forma estilizada, é um peixe; aquele que navega no mar. A associação proposta é o mar alto como metáfora do livro (da literatura) e o peixe como metáfora do leitor.

E para mostrar as obras ao grande público, a Maralto fará quatro eventos literários em novembro e dezembro nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. A programação – cuidadosamente desenvolvida e focada nas orientações sanitárias que o momento exige – será divulgada em breve.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="805804" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]