Organização vai financiar projetos que promovem a participação feminina nas ciências

Redação

ciências participação feminina

A organização britânica British Council vai financiar 30 projetos que promovem a participação feminina nas carreiras científicas e tecnológicas no Brasil. Destinado para estudantes do ensino fundamental e médio, cada projeto escolhido poderá receber aporte financeiro de até R$ 15 mil e apoio técnico para o seu desenvolvimento.

Esta é a segunda edição do programa, criado para incentivar o interesse, a participação e a formação de garotas para carreiras em áreas científicas e tecnológicas, onde mulheres ainda não tem representatividade. Podem participar do processo de seleção pessoas e instituições, de todas as regiões do Brasil, que já estejam desenvolvendo projetos há pelo menos dois anos com foco na inclusão de meninas e garotas em temas da ciência.

As iniciativas de estímulo ao interesse de garotas pela ciência podem ocorrer em escolas, universidades, museus de ciência e organizações sociais. Os avaliadores vão considerar questões de representatividade regional para que iniciativas de todas as regiões do Brasil sejam consideradas.

As lideranças dos projetos selecionados receberão apoio por meio de recursos financeiros e treinamento em ensino de ciências e sua interlocução com as discussões de gênero e raça. As atividades de treinamento serão ministradas pelo STEM Education Hub – uma parceria entre o King’s College London e o British Council para a promoção da cooperação entre Brasil e Reino Unido nas frentes de pesquisa, formação e inovação que busca incentivar o ensino, aprendizagem e difusão das ciências, voltados à promoção de uma educação de qualidade para todos e todas.

As inscrições dos projetos estão disponíveis no site britishcouncil.org.br/mulheres-na-ciencia/garotas-stem/chamada e podem ser realizadas até 6 de fevereiro de 2022. Os resultados serão divulgados no dia 7 de março.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="811334" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]