Empresa curitibana é a primeira da América Latina a obter certificação zero lixo

Redação

empresa Petinelli recebe certificação zero lixo

A empresa curitibana Petinelli, localizada no bairro Rebouças, é a primeira da América Latina a obter a certificação LEED Zero Waste (zero lixo), concedida pela organização internacional Green Building Council. A sede tem uma área de 400m² e ocupa um antigo barracão industrial, que foi reestruturado. Por 12 meses, foram acompanhadas a geração e a destinação do lixo.

Traduzida para o português, a sigla LEED significa Liderança em Energia e Design Ambiental, e atesta que todo o lixo de uma empresa é reaproveitado de alguma forma. “Para ser LEED Zero Waste, é necessário comprovar que, em um ano, a empresa desviou de aterro no mínimo 90% dos resíduos, e comprometeu-se com a redução na geração de resíduos descartáveis”, detalha a TRUE Advisor da Petinelli, Daniela Pires.

Segundo a empresa, providências simples contribuíram com a redução do acúmulo de lixo na empresa. Entre elas, a configuração de impressoras para impressão duplex; a não utilização de guardanapos, copos e talheres descartáveis; e o uso de lixo orgânico para adubagem de plantas (compostagem).

O próximo objetivo da Petinelli, de acordo com o CEO Guido Petinelli, é o reaproveitamento da água através da edificação, chuva ou residuais. “Nosso objetivo é ser LEED Zero tudo”, afirma.

 

Previous ArticleNext Article