Notícias da FAEP
Compartilhar

SENAR-PR participa de encontro de cafeicultoras

Não é de hoje que as mulheres vêm se destacando na produção de cafés especiais. No último Concurso Café Qualidade Paraná..

FAEP - 09 de maio de 2018, 17:32

Para fortalecer a atuação das cafeicultoras, o SENAR-PR participou do 6º Encontro das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná, realizado na última terça-feira, 8 de maio, em Tomazina (região Norte). Na ocasião a técnica do SENAR-PR, Jéssica D’ângelo verificou quais as demandas do grupo de produtoras, para que a instituição possa oferecer treinamentos voltados a estas necessidades. “Uma das dificuldades desse grupo é a operação de máquinas beneficiadoras de café”, observa.

Outra demanda das produtoras diz respeito a treinamentos para negociação e comercialização da produção. “Esse tipo de evento é importante, não só pela questão econômica, mas também social, uma vez que a mulher está cada vez mais assumindo a gestão das propriedades”, avalia Jéssica. Segundo ela, o SENAR-PR realizou várias capacitações para este grupo de produtoras propiciando a produção de um café de qualidade.

Durante o encontro também foi apresentado o trabalho da Aliança Internacional das Mulheres do Café, da qual faz parte o subcapítulo “Norte Pioneiro do Paraná”.  Também foram apresentados projetos de empresas voltados à produção feminina de café.