Geral
Bombeiros abrem vagas para guarda-vidas voluntários no Paraná
Foto: Divulgação/Sesp

Bombeiros abrem vagas para guarda-vidas voluntários no Paraná

Os aprovados vão reforçar a prevenção de ocorrências e o atendimento a afogamentos na temporada de verão 2023/24.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 27 de outubro de 2023 - 09:17

O Corpo de Bombeiros está com inscrições abertas para o curso de guarda-vidas civis voluntários no Paraná. Os aprovados no processo seletivo vão reforçar o trabalho dos bombeiros militares na prevenção de ocorrências e no atendimento a afogamentos na temporada de verão 2023/24.

Ao todo, o curso conta com 165 vagas. Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de novembro, sem custo. Clique aqui para se inscrever.

Os alunos aprovados vão atuar nas praias do Litoral e também na região Noroeste.

Requisitos e processo seletivo

É preciso ter entre 18 e 50 anos de idade até a data de início do curso, completado o Ensino Médio, e estar em dia com as obrigações eleitorais. O interessado também não pode ter antecedentes criminais e nem ter sido desligado do programa nos últimos três anos por infração disciplinar.

No momento da inscrição é preciso escolher entre duas modalidades oferecidas e optar por um dos locais do curso.

A modalidade “Águas Abertas” é voltada para o trabalho no mar, enquanto na “Águas Interiores” as instruções são direcionadas para ambientes como rios, lagos e represas.

No primeiro caso, há 25 vagas para Matinhos e 25 para Guaratuba, 30 vagas para Pontal do Paraná e 15 para a Ilha do Mel. Assim, são 95 vagas disponíveis para as águas abertas, com previsão de 120 horas de curso de instrução – 8 horas/aula por dia, de segunda a sexta – e 300 horas de estágio (seis horas por dia).

As outras 70 vagas, com treinamento e atuação em água doce, estão divididas em três localidades. Paranavaí, com treinamento em Porto Rico, e Umuarama têm 30 vagas cada, enquanto Morretes abrigará 10 desses alunos. O período de instrução, nesse caso, é de 80 horas e o estágio de 120 horas.

Em Morretes, o curso ocorrerá somente nos dias de semana – 8 horas diárias; em Porto Rico (Paranavaí) serão 4 horas/aula no período noturno, de segunda a sexta, e 10 horas/aula no sábado e no domingo; e em Umuarama, 4 horas/aula de segunda a sexta, no período noturno, e 8 horas/aula no sábado e no domingo.

“Existe diferença entre as duas modalidades. A exigência de natação em mar aberto é pré-requisito para as águas abertas, desde o teste inicial até o curso, que é voltado para a realidade que a pessoa vai enfrentar durante o serviço voluntário. Nas águas interiores, o teste é na piscina e as aulas em águas interiores”, explica o major Eduardo José Slomp Aguiar, comandante do Centro de Ensino e Instrução (CEI) do Corpo de Bombeiros.

O processo seletivo é composto por dois testes de capacidade física: o de explosão, que envolve natação estilo livre, e o de resistência, que alterna corrida, natação e novamente corrida. Para participar dos testes é preciso apresentar atestado médico comprovando estar apto e atestado dermatológico para os testes em piscina – em Morretes, Paranavaí e Umuarama. Aqueles que forem aprovados nos exercícios terão que apresentar documentos e exames médicos (toxicológico e de esforço) para efetivarem a matrícula.

As datas dos exames seletivos variam conforme o local escolhido pelo candidato, ocorrendo entre 9 e 18 de novembro. O mesmo ocorre em relação ao início do curso em si. Em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e na Ilha do Mel a abertura das atividades será em 28 de novembro – mesmo caso de Morretes. Já em Umuarama, a data para começo dos trabalhos é 13 de novembro. O curso em Porto Rico (Paranavaí) terá início no dia 17.

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná não oferece alojamentos para os integrantes do curso. Chegando à etapa de estágio, o aluno irá receber R$ 155 como ajuda de custo para cada dia trabalhado, que consiste em até seis horas por dia, além de fardamento.

Clique aqui para conferir o edital completo do curso ofertado pelo Corpo de Bombeiros.

Compartilhe