Agronegócio
Previsão de safra aponta que chuvas impactaram lavouras do sul do Paraná
Ari Dias/AEN

Previsão de safra aponta que chuvas impactaram lavouras do sul do Paraná

O dado foi divulgado na Previsão Subjetiva de Safra (PSS), do Deral

Mirian Villa - sexta-feira, 27 de outubro de 2023 - 08:20

Conforme a Previsão Subjetiva de Safra (PSS), as chuvas volumosas de outubro tiveram impacto principalmente nas lavouras da região sul do Paraná. O mau tempo teve implicação na produção de cereais de inverno 2022/2023, como o trio e cevada.

No caso do trigo, a estimativa de produção reduziu em 300 mil toneladas comparativamente à previsão divulgada em setembro. Agora, estima-se a produção de 3,86 milhões de toneladas. Apesar da redução, a safra atingiu um bom desempenho. A soja e o milho, por exemplo, não apresentaram alterações significativas no potencial produtivo.

Na região norte do Estado as lavouras apresentam bom estado. É o caso da mandioca e da cana-de-açúcar, que já têm aproximadamente 89% das áreas colhidas, e mais de 90% das áreas em boas condições.

Culturas da safra 2023/2024 no Paraná

Também foram registrados mais problemas nas lavouras do sul do Paraná nas culturas da safra 23/24, enquanto a região Norte praticamente não sofreu impactos dos efeitos climáticos. No norte, por exemplo, cerca de 81% do arroz irrigado está plantado e 100% das lavouras estão em boas condições, assim como a sericicultura.

Já no Sul, onde se concentram culturas importantes como o feijão, a situação é menos positiva. Cerca de 79% do feijão estão plantados na região, com 83% das lavouras em boas condições, 17% em condições medianas e 1% em condições ruins, principalmente na região de União da Vitória.

Neste último caso, segundo técnicos do Deral, a redução na qualidade pode exigir que alguns produtores façam o replantio para recuperar as lavouras, ou mesmo deixem de produzir nessas áreas, o que poderia refletir em perda de produtividade.

Todas as informações estão na PSS divulgada ontem, quinta-feira (26). É possível acessar clicando aqui!

Compartilhe