Ensino
Consulta pública define adesão de novas escolas cívico-militares no Paraná
Foto: Lucas Fermin/SEED

Consulta pública define adesão de novas escolas cívico-militares no Paraná

Edital lançado nesta semana atinge 127 escolas e cerca de 80 mil estudantes; veja como participar.

Rafael Nascimento - terça-feira, 14 de novembro de 2023 - 13:50

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria Estadual da Educação, abriu uma consulta pública para definir a adesão de novas escolas públicas paranaenses ao modelo cívico-militar.

De acordo com o edital, lançado nesta semana, 127 estabelecimentos estaduais de ensino foram listados na consulta pública. Desse total, 27 estão localizados em Curitiba e os demais espalhados em vários outros municípios.

A possível mudança pode atingir cerca de 80 mil estudantes da rede estadual de ensino, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, ainda conforme a SEED.

A consulta pública está marcada para os dias 28 e 29 de novembro, e será realizada nas próprias escolas listadas. Podem participar professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição, além de estudantes maiores de 16 anos.

O resultado da votação deve ser divulgado no dia 5 de dezembro.

As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020. Atualmente, são 194 instituições com o modelo implementado no Estado, número que deve subir para 206 no ano que vem, quando 12 escolas cívico-militares com o modelo do programa nacional, que será descontinuado, passarão para a gestão do Estado.

Compartilhe