Economia
IPVA 2024: valor será mais baixo para 60% da frota do Paraná
Geraldo Bubniak/AEN

IPVA 2024: valor será mais baixo para 60% da frota do Paraná

Órgãos estaduais tomam como base tabela da Fipe

Mirian Villa - quinta-feira, 16 de novembro de 2023 - 11:35

O valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2024 será mais baixo para 60% da frota do Paraná. Outros 14%, cerca de 650 mil veículos, vão registrar uma redução superior a 10%.

De acordo com informações antecipadas pela Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Estadual do Paraná, a redução do IPVA no Paraná se deve, principalmente, ao fato de que os carros usados se tornaram, em média, mais baratos ao longo do ano de 2023.

Neste momento, os órgãos tomam como base uma primeira versão da tabela de valores elaborada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com dados regionalizados para o Paraná.

Considerando a variação dos preços dos veículos entre outubro de 2022 e outubro de 2023, e a atual composição da frota de veículos tributáveis do Paraná, a média dos preços de referência dos automóveis foi reduzida em 1,67%.

Veículos mais recentes, ou seja, aqueles com menos tempo de uso desde sua fabricação, são os que apresentam as maiores quedas nos valores venais. Segundo a Fipe, veículos fabricados entre 2009 e 2022 apresentam redução média no valor de 2,29%

O “valor venal” se refere ao valor de mercado de um veículo, ou seja, o preço pelo qual ele poderia ser vendido. Ele é parte essencial no cálculo do IPVA, uma vez que serve de base sobre a qual incide a alíquota do imposto.

Novas tabelas do IPVA no Paraná

Segundo informações da Fazenda, até setembro de 2023 a frota tributável do Paraná era constituída de 5.823.391 veículos. E atualizações na tabela do IPVA 2024 no Paraná serão divulgadas até dezembro, o que pode alterar o índice médio antes da virada do ano. A tendência é de redução nos valores venais e, consequentemente, no imposto.

Para a Receita Federal, quando se trata de veículos mais antigos, a variação tem menos impacto. Por outro lado, os proprietários de veículos mais novos, que geralmente pagam valores mais elevados, deverão observar uma redução maior em suas obrigações tributárias no próximo ano.

Os técnicos detalham que, dependendo do ano de fabricação e do modelo, o valor de mercado do veículo pode ter apresentado valorização no período – algo que pode ocorrer com aproximadamente 40% da frota paranaense. Em apenas 6% dos casos (pouco mais de 260 mil veículos) a elevação no valor mensurada pela Fipe será superior a 10%.

Compartilhe