Aeroportos
Obras no Aeroporto de Londrina chegam a 10%
Geraldo Bubniak/AEN

Obras no Aeroporto de Londrina chegam a 10%

A ampliação foi iniciada em agosto deste ano

Mirian Villa - segunda-feira, 20 de novembro de 2023 - 09:26

As obras que prometem aumentar a capacidade do Aeroporto de Londrina, na região norte do Paraná, e dar mais agilidade às operações chegaram a 10%. A ampliação foi iniciada em agosto deste ano e devem ser finalizadas até o fim de 2024.

No total, são R$ 158 milhões de investimentos, conforme o Governo do Paraná. A principal mudança será a implantação do ILS, sigla em inglês para Sistema de Pouso por Instrumento, e do ALS, Sistema de Luzes de Aproximação.

O ILS possibilitará que o aeroporto continue operando mesmo em condições climáticas adversas, como em dias chuvosos, por exemplo, o que atualmente não é possível. A CCR Aeroportos, que administra o Aeroporto Governador José Richa, irá preparar a estrutura necessária para implantação da tecnologia, sendo que o sistema em si é de responsabilidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

Já o sistema ALS é um conjunto de luzes coloridas ou piscantes, que auxilia a transição de voo por instrumentos para o voo com referências visuais. Esta reforma deve dar mais segurança às operações, além da aumentar o número de embarques e desembarques e de aviões que chegam ou partem de Londrina.

As obras no Aeroporto de Londrina também incluem a reforma e ampliação do terminal de passageiros, que passará de 5,8 mil metros quadrados para 8 mil metros quadrados; a implantação de duas pontes de embarque; a construção de um novo pátio de aeronaves para 6 posições C; e uma nova estrutura de Seção Contra-Incêndio.

Compartilhe