Geral
Oficina de Música de Curitiba está com inscrições abertas em 80 cursos
Foto: Cido Marques

Oficina de Música de Curitiba está com inscrições abertas em 80 cursos

A 41ª edição do evento oferta 2.400 vagas; veja como participar.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 8 de novembro de 2023 - 10:07

A Oficina de Música de Curitiba está com inscrições abertas em 80 cursos. A 41ª edição do evento, que transforma a cidade na capital da música no país, oferta 2.400 vagas em uma ampla gama de estilos.

A pluralidade de estilos musicais é a marca da oficina, que conta com cursos e apresentações que variam da Música Antiga, Erudita e MPB, à Tecnologia e Musicalização Infantojuvenil.

A programação ocorre entre os dias 25 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024, em espaços culturais e instituições de ensino de Curitiba. As inscrições podem ser feitas pela internet.

Entre os cursos ofertados, 57 exigem seleção prévia. Os candidatos deverão enviar currículos e vídeos demonstrando seu nível de conhecimento. Os selecionados serão classificados como aluno ativo ou aluno ouvinte – as inscrições para esses cursos terminam em 30 de novembro.

Os valores de inscrição variam entre R$ 150 e R$ 275, dependendo do número de cursos. Além disso, há diversos cursos gratuitos disponíveis.

Segundo a organização, até agora já quase 90 professores já estão confirmados para o evento. Os profissionais vão ministrar aulas de instrumentos, práticas de conjunto, óperas e workshops de curto período.

“A interação entre artistas renomados e estudantes cria uma atmosfera única de colaboração, fomentando a inovação e influenciando o cenário musical local. Isso contribui para a formação multifacetada dos alunos, capacitando-os a explorar uma gama mais ampla de expressões artísticas”, afirma Janete Andrade, coordenadora-geral da Oficina de Música de Curitiba.

Sobre os cursos

Uma das novidades entre os cursos desta edição é a Técnica Alexander, para instrumentistas e cantores, ministrado por Edmundo Luis Alves Dias e Doroti Jablonski.

Os músicos britânicos têm um papel de destaque na área de música antiga, com nomes notáveis como Monica Huggett, diretora artística do Programa de Performance Histórica da Juilliard School of Music, que irá ministrar o curso de violino e viola barroco. Além disso, o curso de Interpretação e Técnica no Canto na Música Antiga contará com a participação do contratenor Michael Chance e da soprano Rowan Pierce.

Outro destaque é o violinista curitibano Fabricio Mattos, que recentemente se tornou o primeiro violonista do mundo a conquistar um doutorado na Royal Academy of Music de Londres.

Na área da MPB, diversos professores renomados estarão lecionando na Oficina, em cursos como Samba de Bateria – a Linguagem Afro dos Tambores e A Percussão da Roda de Samba, com Diego Zangado e Cocos do Nordeste, com Negadeza.

Compartilhe