Previsão do Tempo
Paraná está em alerta vermelho para temporais que podem causar danos
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Paraná está em alerta vermelho para temporais que podem causar danos

As regiões mais afetadas devem ser oeste, sudoeste e sul do estado

Francine Lopes - sexta-feira, 27 de outubro de 2023 - 15:20

O Paraná está em alerta vermelho para temporais que podem causar danos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva entre a noite desta sexta (27) e a tarde de sábado (28) pode chegar aos 100 milímetros, com ventos de até 100 km por hora e tem potencial de grande perigo. 

As regiões mais afetadas são oeste, sudoeste e sul do estado. Mesmas regiões que sofrem com estragos causados pelas chuvas no início do mês.

As outras regiões do estado estão sob alerta laranja do Inmet, que aponta perigo potencial.

O final de semana também deve ser chuvoso. Entre o sábado (28) e o domingo (29), a previsão do Simepar é de um acumulado de 200 milímetros de chuva.

O Rio Iguaçu já baixou quase 1 metro desde a semana passada. Hoje (sexta, 27) o nível do rio é de 7,35 metros. Nets momento o trabalho está concentrado no resgate de animais e ajuda humanitária com os abrigos e distribuição de cestas básicas, por exemplo. Segundo o Corpo de Bombeiros a fase de limpeza da cidade, das casas e o retorno das famílias para as residências ainda é longo e deve durar cerca de 20 a 30 dias. Segundo Fonseca essa é a parte mais difícil.

“Começamos uma outra operação que é muito delicada. A medida que o rio vai baixando é a limpeza da cidade, então é aí que nós vamos percebendo, realmente, todo o prejuízo gerado com a enchente. Até agora a nós tínhamos um cenário de ajuda humanitária de tirar as pessoas das áreas de risco, vai tendo problema da gestão de abrigo, mas agora entra em uma fase muito pior onde a cabeça da comunidade fica triste com cenário. Temos muita sujeira, muito lodo e problemas com doenças por causa das enchentes” 

De acordo com a última atualização da Defesa Civil, na manhã desta sexta, 28 cidades do Paraná estão em situação de emergência por causa das chuvas.

O pacote de R$ 1 milhão e 600 mil que o governo do Paraná anunciou na semana passada, começa a ser depositado, hoje, na conta dos municípios que possuem famílias desabrigadas e desalojadas em decorrência das chuvas de outubro no Paraná. Desabrigados em situação de vulnerabilidade, como idosos, pessoas com deficiência e gestantes, também foram temporariamente realocados para hotéis e pousadas dos municípios mais afetados.

Compartilhe