Geral
Paraná Portal, um novo portal, uma nova história
(Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Paraná Portal, um novo portal, uma nova história

A história do Paraná contada no Paraná Portal

Lorena Pelanda - segunda-feira, 23 de outubro de 2023 - 12:40

A história do Paraná é contada a cada hora, a cada dia, em cada um dos 399 municípios paranaenses e pelos mais de 11 milhões de habitantes.

Para atualizar o que acontece em um dos Estados mais desenvolvidos do país, o Paraná Portal traz tudo que é notícia na região, com muita agilidade e credibilidade. Aqui, você encontra informações da sua cidade, da política, da economia, do agronegócio, do turismo e muito mais.

Uma história que continua

A história do Paraná remonta a tempos pré-coloniais, quando a região era habitada por povos indígenas como os guaianás e guaranis. O processo de colonização intensificou-se a partir do século XVI, com a chegada dos colonizadores espanhóis e portugueses. Os primeiros exploradores europeus a chegarem à região foram os espanhóis, liderados por Alvar Núñez Cabeza de Vaca, que realizaram expedições pelo litoral paranaense em 1541. Foi a partir da colonização portuguesa que o Paraná começou a se desenvolver de forma mais significativa.

A ocupação efetiva do Estado ocorreu a partir do século XVII, quando os bandeirantes paulistas se aventuraram pelos territórios paranaenses em busca de ouro e indígenas para escravizar. Fundaram vilas e povoados, como Curitiba, e estabeleceram a economia baseada na produção de açúcar e a cachaça, por exemplo.

Ao longo do século XVIII, o Paraná passou por um processo de ocupação e colonização mais intensos, com a vinda de imigrantes europeus para a região. O governo português incentivou a vinda de colonos alemães, ucranianos, poloneses, italianos, entre outros, com o objetivo de povoar e desenvolver a área.

No século XIX, a região passou por um rápido processo de desenvolvimento econômico, impulsionado principalmente pela produção de erva-mate, erva utilizada para fazer o tradicional chimarrão. O Paraná se tornou um dos principais produtores e exportadores desse produto, o que contribuiu para o crescimento da economia e da população.

Durante o século XX, o nosso Estado passou por diversas transformações, como a industrialização, a construção de estradas e ferrovias e a exploração do petróleo e do gás natural. A região também enfrentou períodos de ditadura militar, que mergulharam o país em conflitos políticos e sociais.

(Foto: Roberto Dziura/AEN)

Paraná que só cresce

Atualmente, o Paraná é um dos estados mais desenvolvidos e industrializados do Brasil, com uma economia diversificada e forte presença no agronegócio.

O Estado é a quarta economia do País, com Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 487 bilhões, de acordo com dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Os destaques ficam com a produção agrícola, com os setores agropecuários e industriais, com ênfase para áreas automobilística, de alimentos, máquinas e equipamentos, madeira e papel.

O Paraná também possui uma rica cultura e oferece diversas opções de lazer e turismo, como os parques naturais, a gastronomia típica e as festas tradicionais.

O Estado também se destaca pela sua qualidade de vida, com índices elevados de educação, saúde e segurança. Curitiba, por exemplo, já foi considerada uma das cidades mais sustentáveis do mundo.

Compartilhe