Estadual
Ponte de Guaratuba: “minha teimosia tirou o sonho do papel”, diz Ratinho
Jonathan Campos/AEN

Ponte de Guaratuba: “minha teimosia tirou o sonho do papel”, diz Ratinho

O goverandor do Paraná falou sobre trajetória em evento de início das obras

Mirian Villa - sexta-feira, 27 de outubro de 2023 - 11:26

No evento de início da obra de construção da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, o governador Ratinho Junior disse que sua ‘teimosia’ tirou o sonho do papel. A obra vai ligar os municípios de Matinhos e Guaratuba e é uma das grandes metas da atual administração, que vê a construção como peça fundamental para a infraestrutura e economia da região.

“É uma ponte cheia de simbolismos para todos do Paraná. A minha teimosia é maior que qualquer outra qualidade que eu tenha. E a minha teimosia encorajou o time para que a gente pudesse tirar do papel essa grande obra. Que alegria estar aqui, com todos os representantes e trabalhadores que vão tornar esse sonho realidade, a partir de hoje”, comemorou Ratinho.

O governador relembrou ainda que as obras da Ponte de Guaratuba fazem parte de um pacote estratégico de desenvolvimento do Litoral. Para ele, não adianta ‘ter uma baía’ e não ‘ter uma marina de barcos para pescar, por exemplo’.

Entre diversos representantes presentes no evento, o diretor de contrato da Empreiteira Consórcio Nova Ponte, Luciano Pizzatto, falou e detalhou que a Ponte de Guaratuba tem um prazo desafiador, que é de dois anos, mas plausível. “É uma ponte que vai ter aproximadamente 2.700 metros de fundação marinha, 80 vigas de 110 toneladas e 28 mil metros quadrados de tabuleiro, de pavimento de ponte. A ponte vai contar com toda tecnologia da engenharia. São dois anos de obras, que envolvem em torno de 600 pessoas.”

TRF-4 entendeu que IAT e ICMBio estavam dialogando

Nesta semana, o desembargador Fernando Quadros da Silva, presidente do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), derrubou a liminar da Justiça Federal que suspendia a licença ambiental para as obras.

A decisão acolheu o pedido do governo do Paraná, que recorreu da liminar. “Não se está diante de cenário em que o órgão ambiental ignorou o ICMBio e conduziu, à sua revelia, o licenciamento. Essa circunstância reforça a compreensão de que é desproporcional adotar a medida mais drástica possível – a suspensão da Licença Prévia – diante de um cenário em que tem havido intensa colaboração entre o IAT e o ICMBio”, aponta o presidente do TRF-4.

Projeto da Ponte de Guaratuba

Os trabalhadores da ponte começaram em junho deste ano, com perfurações subaquáticas na baía. A obra vai ligar Guaratuba com Matinhos e tem investimento previsto de R$ 386,9 milhões. Até setembro, os projetos e ações de licenciamento ambiental para a construção já custaram pouco mais de R$ 5,3 milhões.

O projeto tem prazo de execução de 32 meses por parte do Consórcio Nova Ponte, vencedora da licitação. A previsão de entrega da ponte é no segundo semestre de 2025.

A ponte terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com 3 metros de largura, e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.

Compartilhe