Geral
Rio Iguaçu sobe quase um metro no final de semana em União da Vitória
Geraldo Bubniak

Rio Iguaçu sobe quase um metro no final de semana em União da Vitória

Mesmo sem chuva na região, o nível do rio permanece subindo.

Rafael Nascimento - segunda-feira, 6 de novembro de 2023 - 07:36

O Rio Iguaçu, que corta a cidade de União da Vitória, no Sul do Estado, voltou a subir e ultrapassou novamente os oito metros. Mesmo sem chuva na região, o nível do rio subiu quase um metro no último final de semana, segundo o monitoramento hidrológico realizado pela Copel.

A régua de leitura da companhia indica que o nível estava em 8,12 m às 7h desta segunda-feira (6). Em termos de comparação, o mesmo ponto do Rio Iguaçu registrava 7,18 m na última sexta-feira (3) – ou seja, quase um metro a menos.

O nível do Rio Iguaçu voltou a subir mesmo sem chover em União da Vitória, por conta das chuvas fortes que caíram na região Leste do Paraná na última semana, especialmente em Curitiba e região.

Como resultado, áreas da cidade voltaram a ficar totalmente alagadas e trazer novos transtornos aos moradores.

O monitoramento hidrológico da Copel indica, ainda, que o Rio Iguaçu pode alcançar os 8,20 m entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã. Após se estabilizar, o nível tende a cair na manhã de terça-feira (7).

Fonte: Copel

Mais de oito mil pessoas seguem fora de casa em União da Vitória, aponta Defesa Civil

De acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, atualizado na manhã desta segunda-feira (6), 35 mil moradores de União da Vitória foram atingidos pelos fortes temporais que atingiram o Paraná desde o início de outubro. Destes, quase 8,5 mil pessoas permanecem sem poder voltar para suas casas, e são assistidas em abrigos públicos ou em casas de familiares.

Os dados apontam que o município foi o mais castigado pelas fortes chuvas, com mais de quatro mil casas danificadas.

No Estado, o número de paranaenses afetados pela chuva chega a 215 mil. Ainda conforme a Defesa Civil Estadual, 173 dos 399 municípios do Estado registraram estragos.

Compartilhe