Previsão do Tempo
Verão: nova estação terá ondas de calor e temperaturas acima da média no Paraná
Foto: Ari Dias/AEN

Verão: nova estação terá ondas de calor e temperaturas acima da média no Paraná

Primeiro dia da estação mais quente do ano terá tempo abafado em todo o Estado.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 22 de dezembro de 2023 - 07:57

O verão começou nesta sexta-feira (22) e será marcado por ondas de calor e temperaturas acima da média no Paraná. O primeiro dia da estação mais quente do ano terá tempo abafado em todos os setores do Estado, segundo o Simepar.

Por conta do calorão e a sensação de abafamento, algumas pancadas de chuva localizadas são previstas para hoje, no período da tarde. Também há risco de tempestades, especialmente no Interior.

Curitiba amanheceu com os termômetros já na casa dos 20º C às 7h. Com céu limpo, o sol brilha forte e as temperaturas se elevam rapidamente ao longo do dia, com máxima prevista de 31º C.

Foto: Reprodução/Simepar

Como será o verão 2023/24 no Paraná?

O verão começou oficialmente no início da madrugada desta sexta-feira (22), à 0h27, e fará jus à máxima de que é a estação mais quente do ano. De acordo com o Simepar, o período será marcado por ondas de calor e temperaturas acima da média histórica no Paraná.

As ondas de calor serão semelhantes às que atuaram sobre o Estado ainda na primavera.

“De uma maneira geral o destaque no verão serão as ondas de calor e vários dias consecutivos com temperaturas acima da média histórica em todo o Estado. Foram pelo menos três ondas de calor bastante severas na primavera, principalmente no Interior, com temperaturas acima de 1º C da média histórica, e algumas cidades se aproximaram dos 2º C acima da média histórica, além das chuvas volumosas sobre o Paraná”, explica o meteorologista Reinaldo Kneib.

O especialista aponta que o verão no Estado será marcado pela influência do fenômeno climático El Niño, que continua bastante ativo e em sua intensidade máxima. Ele deve influenciar no regime de chuvas e principalmente na temperatura do ar sobre o Paraná.

“Em termos de chuva, é o trimestre que mais chove no Estado. A presença do El Niño não será tão marcante quanto a registrada ao longo da primavera, com chuvas acompanhando a média histórica. É natural que tenhamos aquelas chuvas típicas da estação devido ao aquecimento, chuvas rápidas no período da tarde, mas não devemos ter volumes tão expressivos”, completa Reinaldo Kneib.

O verão também será caracterizado pelo aquecimento nas tardes e noites, com valores acima do normal.

“As tardes e noites serão mais quentes do que se registra ao longo da estação, principalmente no Interior e Litoral. Mesmo a Capital e Região Metropolitana devem registrar vários períodos consecutivos com temperaturas acima do normal”, encerra o meteorologista do Simepar.

Compartilhe