Operação Lava Jato
Compartilhar

Audiências de processo contra Cláudia Cruz começam nesta sexta-feira

Da BandNews CuritibaO processo em que a jornalista Cláudia Cruz, esposa do deputado afastado Eduardo Cunha, é acusada de..

Mariana Ohde - 26 de agosto de 2016, 08:33

Da BandNews Curitiba

O processo em que a jornalista Cláudia Cruz, esposa do deputado afastado Eduardo Cunha, é acusada de lavagem de dinheiro e evasão de divisas tem a primeira audiência marcada para esta sexta-feira (26). O processo tem, ao todo, quatro réus. As audiências começam com o depoimento de testemunhas de acusação indicadas pelo Ministério Público Federal (MPF).

O juiz Sérgio Moro ouve, a partir das 14h, o ex-gerente da Petrobras e colaborador Eduardo Costa Vaz Musa; os auditores da Petrobras Rafael de Castro da Silva e Luis Eduardo Alves do Nascimento.

De acordo com a denúncia, Eduardo Cunha teria recebido propina proveniente de um contrato da Petrobras para a exploração de petróleo na República do Benin, na África. O pagamento teria sido feito por meio de depósitos em contas secretas no exterior, em bancos da Suíça. Parte dos valores teria passado por contas no exterior em nome de offshores ou trusts que tinham Claudia Cruz como titular. O dinheiro teria alimentado cartões de crédito internacionais utilizados pela jornalista e usados na compra de bens e no pagamento de despesas pessoais.

Nesta quarta-feira (25), Cláudia Cruz obteve autorização para reaver o passaporte que entregou espontaneamente à Justiça Federal em julho. A decisão é do juiz federal Sérgio Moro, que contraria a recomendação do MPF e atende a um pedido da defesa da jornalista. Moro lembra que não há decisão judicial que proíba Cláudia Cruz de deixar o país.

O processo que apura a ligação da jornalista com o esquema de corrupção na Petrobras também tem como réus o empresário português Idalécio de Castro Rodrigues de Oliveira; o operador João Augusto Rezende Henriques; e o ex-diretor a área internacional da estatal Jorge Luiz Zelada.