Operação Lava Jato
Compartilhar

Cunha deve ser transferido para o Complexo Médico Penal nesta segunda-feira

Eduardo Cunha deve ser transferido nesta segunda-feira (19) para da carceragem de Polícia Federal (PF) em Curitiba para ..

Mariana Ohde - 19 de dezembro de 2016, 08:17

Eduardo Cunha deve ser transferido nesta segunda-feira (19) para da carceragem de Polícia Federal (PF) em Curitiba para o Complexo Médico Penal, em Pinhais, na região metropolitana. O deputado cassado será transferido por decisão da Justiça Federal do Paraná.

A solicitação da transferência foi feita pela PF na segunda-feira (12), pois a carceragem estaria lotada. A defesa de Cunha havia pedido que o deputado cassado ficasse na sede da PF porque uma mudança atrapalharia as reuniões com o cliente e há um depoimento marcado para o dia 7.

No despacho que aceita e determina a transferência, o juiz Sérgio Moro esclarece que ela é necessária porque o espaço na carceragem da PF é limitado e é um local de "passagem", com algumas exceções apenas. “A transferência, portanto, não é sanção, mas visa atender exclusivamente uma necessidade de abrir espaço na carceragem da Polícia Federal e a de evitar superlotação prejudicial aos presos”, afirmou no despacho.

Também havia pedidos de transferência para o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e para o ex-tesoureiro do PP João Claudio Genu, mas elas foram negadas pelo juiz federal Sérgio Moro.

No Complexo Médico estão também o ex-ministro José Dirceu e o também deputado cassado André Vargas.

Eduardo Cunha está preso desde o dia 19 de outubro. Ele é réu na Operação Lava Jato, acusado de ter recebido propina em um contratos da Petrobras.