Operação Lava Jato
Compartilhar

Cunha presta depoimento pela primeira vez a Sérgio Moro

Thaissa Martiniuk, BandNews FM CuritibaO ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) presta depoimento a..

Narley Resende - 06 de fevereiro de 2017, 09:47

Thaissa Martiniuk, BandNews FM Curitiba

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) presta depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, na próxima terça-feira (07 de fevereiro).

Esta será a primeira vez que o ex-deputado vai prestar esclarecimentos em ação penal da operação Lava Jato que tramita em primeira instância. O depoimento está marcado para as 15h, na sede da Justiça Federal, no bairro Ahú.

Eduardo Cunha está preso preventivamente desde o dia 19 de outubro do ano passado. Atualmente, ele está detido no Complexo Médico Penal, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Depois da oitiva do réu, o processo entra na fase final com a apresentação das alegações finais do Ministério Público Federal (MPF) e da defesa. Após esses procedimentos, o juiz já pode proferir sentença.

A denúncia desta ação envolve um contrato em que a Petrobrás comprou direitos de participação na exploração de um campo de petróleo na República do Benin, na África.

O negócio, segundo os procuradores do Ministério Público Federal, envolveu o pagamento de propina ao ex-deputado federal Eduardo Cunha de cerca de U$ 1,5 milhão.

O valor total do negócio era de US$ 34,5 milhões.

Para os procuradores, Cunha utilizou o cargo de deputado e de presidente da Câmara para sustentar o esquema de corrupção, obter vantagens ilícitas e atender interesses particulares.