Operação Lava Jato
Compartilhar

Defesa de Lula pede perícia de rasura em documento do triplex

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao juiz Sérgio Moro a nomeação de um perito judicial para nova..

Narley Resende - 30 de novembro de 2016, 09:34

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao juiz Sérgio Moro a nomeação de um perito judicial para nova análise do documento rasurado referente à proposta de compra do o tríplex 164-A do Edifício Solaris, no Guarujá, litoral paulista. Leia o documento

O relatório da PF que consta na denúncia contra o ex-presidente e sua esposa Marisa Letícia destaca que houve rasura no campo "apto/casa" do documento "Proposta de adesão sujeita aprovação" da Bancoop, cooperativa do Sindicato dos Bancários, assinada por Marisa.

Laudo da perícia indica que "originariamente havia outra inscrição do documento referente unidade do imóvel, posteriormente rasurada para 141".

A família Lula afirmara que o apartamento que reservou, por meio da compra da cota no edifício Solaris, era o 141, uma unidade padrão de três dormitórios. A Bancoop se tornou insolvente e a conclusão do edifício Solaris foi feita pela empreiteira OAS.

A defesa de Lula indicou o perito Celso Mauro Ribeiro Del Picchia como assistentes técnico para acompanhar as análises ao documento.

Lula e Marisa são acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente receber vantagem indevida por parte de José Adelmário Pinheiro Filho (Léo Pinheiro), ex-presidente da OAS, e Paulo Gordilho, engenheiro da empreiteira, através de reformas no tríplex nos valores totais R$ 1,1 milhão.

No mesmo processo, a ex-primeira dama Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, também são réus. A Procuradoria afirma que Lula se beneficiou de três contratos da empreiteira OAS firmados com a Petrobrás, lavou dinheiro por meio da reforma do triplex no Guarujá e recebeu pagamento da armazenagem de bens pessoais.

A defesa de Lula afirma que as 11 testemunhas do MPF isentaram Lula e sua esposa Marisa Leticia da prática dos crimes imputados na denúncia e revelaram que "o foco de corrupção alvo da Lava Jato está restrito a alguns agentes públicos e privados, que atuavam de forma independente, regidos pela dinâmica de seus próprios interesses, e alheios à Presidência da República".

rasura-triplex

Veja as perguntas enviadas pelos advogados de Lula para que o perito responda:

a) Houve eventual alteração no tocante à indicação da unidade mencionada? Se sim, esclarecer de que forma se deu a alteração.

b) Houve tentativa de apagamento dos algarismos originários ou mera sobrecargas (repassadas/recoberturas)?

c) Esta alteração está, em suma, nítida e notória, ou houve tentativa de não a deixar transparecer?

d) Diante das características aferidas, a alteração como mera correção ou adulteração?

e) É possível especificar o momento em que foi realizada a eventual alteração? Em caso positivo, especifique.

f) As três vias (original, via azul e via verde) estavam sobrepostas ou já haviam sido objetivada na proposta?

g) Em caso positivo, não é certo que a alteração ocorreu antes do envio das cópias da

h) É possível identificar a autoria dessa eventual alteração? Em caso positivo, especifique como se daria a identificação do autor da eventual alteração.