Operação Lava Jato
Compartilhar

Delcídio do Amaral presta depoimento a Sérgio Moro

O senador cassado Delcídio do Amaral vai prestar depoimento ao juiz federal Sérgio Moro nesta sexta-feira (3), em Curiti..

Mariana Ohde - 03 de fevereiro de 2017, 07:08

O senador cassado Delcídio do Amaral vai prestar depoimento ao juiz federal Sérgio Moro nesta sexta-feira (3), em Curitiba. O depoimento faz parte da ação penal que investiga o ex-ministro Antônio Palocci, o empreiteiro Marcelo Odebrecht e mais 13 pessoas. Os réus foram denunciados pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Delcídio é testemunha de acusação. Em delação feita em outubro de 2016, Delcídio falou sobre uma suposta atuação de Palocci em negociações entre empresários e o governo federal, quando Luiz Inácio Lula da Silva era presidente. Segundo Delcídio, Palocci era a ponte entre o governo e os empresários para beneficiar campanhas políticas.

“Antônio Palocci era como se fosse o software do Partido dos Trabalhadores (PT), enquanto João Vaccari Neto e José Di Filipi eram hardware, ou seja, executores daquilo que Palocci pensava e estruturava”, afirmou aos procuradores.

Além de Delcídio, também prestam depoimento hoje a ex-funcionária da Odebrecht, Maria Lúcia Guimarães Tavares, o ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco, e o engenheiro Zwi Skornicki. Todos são delatores.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, Palocci e a Construtora Odebrecht teriam estabelecido um “amplo e permanente esquema de corrupção” entre 2006 e 2015. A defesa de Palocci nega.