Operação Lava Jato
Compartilhar

Sérgio Moro aceita denúncia contra Lula

Por Roger Pereira e Mariana OhdeO juiz federal Sérgio Moro aceitou a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da..

Redação - 20 de setembro de 2016, 17:57

Por Roger Pereira e Mariana Ohde

O juiz federal Sérgio Moro aceitou a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentada na última quarta-feira (14) pelo Ministério Público Federal (MPF), por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo a denúncia, Lula teria intermediado o pagamento de propinas pela OAS a ex-diretores da Petrobras e teria recebido vantagens indevidas na aquisição, reforma e mobília de um apartamento triplex no Guarujá (SP) e no pagamento do armazenamento de bens em uma transportadora. Lula vai responder pelo recebimento de vantagens indevidas em três contratos com a construtora OAS – valores que foram lavados em reformas no tríplex. Segundo os investigadores, o ex-presidente recebeu cerca de R$ 3,7 milhões.

"Presentes indícios suficientes de autoria e materialidade, recebo a denúncia contra os acusados acima nominados, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Fábio Hori Yonamine, José Adelmário Pinheiro Filho, Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia Lula da Silva, Paulo Roberto Valente Gordilho, Paulo Tarciso Okamotto e Roberto Moreira Ferreira", despachou Moro.

Com a decisão do magistrado, o ex-presidente passa a ser réu na Lava Jato. Sem foro privilegiado, o Lula será julgado por Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Outras investigações

Lula também é investigado na Lava Jato por pagamentos feitos à sua empresa LILS e ao Instituto Lula pelas maiores empreiteiras investigadas na Lava Jato. Lula já é réu, também, na Justiça Federal do Distrito Federal sob a acusação de obstruir as investigações da Lava Jato.