Brasil precisa retomar empregos e controlar inflação, aponta Zeca Dirceu

Em palestra, o deputado federal petista, Zeca Dirceu, defende a retomada de emprego no país.

Redação - 23 de julho de 2022, 11:28

Foto/Divulgação
Foto/Divulgação

 

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) lamentou nesta sexta-feira, 22, o fechamento de 9,6 mil empresas e a perda de mais de um milhão de empregos na indústria e reforçou que a retração do setor é mais um exemplo da política econômica do governo federal que penalizou segmentos importantes na produção nacional. "Este fato triste, infelizmente, é mais uma prova de que o presidente Lula está fazendo falta. Em 2010, o país viveu períodos de pleno emprego e de crescimento de todas as atividades econômicas. Entre 2010 e 2014, o Brasil se manteve como a sétima economia do mundo", disse.

O pleno emprego é o termo usado para indicar a situação em que todos que buscam um emprego conseguem encontrar uma ocupação no curto prazo. "Nessa época, o país recebeu, depois de décadas, sua primeira onda migratória dos mais diferentes países, em especial do Haiti, Índia, Inglaterra, Argentina e Uruguai, de pessoas que vieram morar e trabalhar no Brasil", reiterou o deputado.

Pesquisa - Em nota à imprensa, o IBGE revela que de 2011 a 2020, a indústria perdeu 9.579 empresas, além de um milhão de empregos - 5.747 vagas nas indústrias extrativas e 998.200 nas indústrias de transformação.Entre 2019 e 2020, a indústria perdeu 2.865 empresas. Em 2020, o número de empresas industriais teve a sétima queda consecutiva. Os dados são da Pesquisa Industrial Anual Empresa, que abrange as indústrias extrativas e de transformação.

Entre 2011 e 2020, mais da metade das perdas de postos de trabalho foi nos setores de confecção de artigos do vestuário e acessórios (258,4 mil), reparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (138,1 mil) e fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (134,2 mil). Em 10 anos, o salário médio na Indústria caiu de 3,5 salários mínimos para três salários mínimos.

Direitos - Zeca Dirceu considera ainda que a eleição de Lula em outubro tem relação direta com a retomada da geração e da valorização dos empregos, dos direitos trabalhistas e previdenciários. "Lula representa o bom senso na economia, a previsibilidade necessária, inclusive para estancar a inflação que corrói a vida das pessoas, que se assustam quando vão ao supermercado e que não fecham as contas do final do mês

O presidente Lula, segundo Zeca Dirceu, vai buscar no Congresso Nacional o apoio necessário para fazer novamente as transformações que já deram certo. "Lula terminou o segundo governo com quase 90% de apoio de aprovação e com o país pacificado. Em 2010, não tínhamos fome, violência, pessoas armadas atentando contra a democracia. As instituições estavam em pleno funcionamento, não havia ameaças quanto à validade do voto e das eleições".