Amigo vírgula

Renato Follador


Prancheta 2

 

Nada faz realçar mais a autoridade de uma pessoa do que o silêncio, esplendor dos fortes e refúgio dos fracos.

Vocês já perceberam como aquele que cala, que escuta, que observa é sempre mais admirado que o tagarela que tem opinião sobre tudo?

Os grandes sábios da história, sempre foram comedidos, discretos, humildes e silenciosos. Falavam e respondiam com o olhar. Melhor, seus silêncios faziam com que os interlocutores encontrassem respostas para suas próprias perguntas.

Tenho amigos que me são caros, mas que estão no grupo dos tagarelas. Claro que sou louco por eles, mas não aguento gente que não sabe ser objetivo e direto no telefone, por exemplo. Gente que só tem vírgula e não sabe o que é ponto final.

Um professor espanhol certa vez me disse: “só fale quando tiver certeza que tuas palavras signifiquem mais que teu silêncio, porque este deixara, ao menos, dúvida na cabeça das pessoas quanto à tua verdadeira capacidade e inteligência”.

Olha, nunca vi tanta besteira falada nas redes sociais, desde o momento que a tecnologia deu a oportunidade de todos opinarem sobre tudo.

Na verdade, muitas palavras nunca indicaram muita sabedoria, basta prestar atenção no discurso da maioria dos políticos.

Por fim, quando encontrar um chato que não sabe calar, dando opinião sobre tudo, lembre: os que mais falam geralmente são os que menos dizem, pois são eles os que menos ouvem.

E mais forte do que uma voz que cala é o silêncio que fala!

 

 

 

Acompanhe meus comentários diários também nas redes sociais @orenatofollador e nos Podcasts da Apple, Spotify e Deezer.

Previous ArticleNext Article