As quatro fases da vida

Renato Follador


as 4 fases da vida2

 

 

A velhice é o preço justo que pagamos pela vida. E é um preço pago em prestações, já que ninguém fica velho de um dia para o outro. Envelhecemos devagar, mês a mês, ano a ano.

Agora, vem a questão: quando começa a velhice? Quando começa esse pagamento pela vida que usufruímos?

A maioria das nações diz que aos 65 anos. Mas seria justo usá-la num país subdesenvolvido da África, onde, em função das desnutrição e condições desumanas de vida os que chegam a essas idades são considerados sobreviventes?

Olha, tentei encontrar um critério que poderia ser usado em qualquer país, em qualquer condição.

Imagino que a velhice começa no quarto e último período da vida. Se num país a expectativa de vida é de 80 anos, a velhice começaria aos 60 anos.

Se temos uma fase chamada de formação- que abrange a infância e a juventude-, temos outra fase de realização-que engloba a prática do que se aprendeu na teoria. A fase seguinte é de afirmação- quando atingimos nossos maiores objetivos na vida- para chegarmos, enfim, à fase da velhice, que eu chamo de contemplação e doação.

Sim, nessa fase devemos ainda ser úteis, transmitindo experiência e lições de vida aos que nos sucedem, para diminuir seus fardos e tornar a vida deles melhor que a nossa.

Isso se chama altruísmo, mas também ajuda quem o pratica, pois nada mantem alguém mais saudável do que ter uma razão para levantar todo dia, até o último.

 

 

 

Acompanhe meus comentários diários também nas redes sociais @orenatofollador e nos Podcasts da Apple, Spotify e Deezer.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="731276" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]