Chá de Erva Cidreira

Renato Follador


Muita gente me perguntando no que investir para o curto prazo sem correr riscos.

Vamos lá. Quem buscar investimentos atrelados à SELIC, comprando LFTs no Tesouro Direto ou cotas de Fundo DI, vai ganhar em torno de 2,0% a.a. Se descontarmos uma inflação de 1,5%, sobra muito pouco de rentabilidade real. Quase nada.

Para aqueles que ainda falam em Caderneta de Poupança, quando a SELIC está abaixo de 8,5%, o rendimento é de 70% da SELIC, o que dá 1,4%, sequer cobrindo a inflação.

Comprar títulos prefixados, as antigas LTNs- Letras do Tesouro Nacional- é uma roubada porque todos sabemos que quando essa situação passar e voltarmos a uma normalidade de consumo e atividade econômica, a tendência é a inflação subir e com ela a taxa de juros, a SELIC, o que fará com que títulos pré comprados na baixa sejam desvalorizados.

Comprar títulos atrelados à inflação- os chamados IPCAs- significa ganhar a inflação mais uns 0,5% a.a. para títulos no curto prazo. Ganho inexpressivo.

Resumo: quem quer ganhar um pouco mais em investimentos no curto prazo vai ter que mudar de títulos públicos para privados. Mas atenção com a solidez da empresa.

Exemplo: uma debênture incentivada (portanto sem IR) da Petrobras com vencimento em 2022, rende 1,94% ao ano mais IPCA. Retorno quatro vezes maior que um título público negociado no mercado secundário com o mesmo prazo.

No mais, chá de erva cidreira.

Acompanhe meus comentários diários também nas redes sociais @orenatofollador e nos Podcasts da Apple, Spotify e Deezer.

Previous ArticleNext Article