Colaborador

Renato Follador


Não gosto da palavra trabalhar. Para mim, produzir é mais representativa do esforço individual de entregar ao próximo e à sociedade um produto ou serviço.

A pandemia nos coloca um teste: produzimos mais e melhor concentrados num único local físico ou separados fisicamente mas interconectados tecnologicamente.

Estou refletindo sobre isso no pé da Serra da Graciosa, embaixo do Pico do Marumbi, onde estou confinado. Confesso que, apesar da tristeza do momento  e do sentimento de interdição, sinto que produzo mais e melhor aqui. Respirando ar puro, sem precisar me deslocar e enfrentar engarrafamento no trânsito, comendo melhor em casa, em contato com a natureza exuberante, não deixei de produzir nem um dia, nem de me relacionar com meus colegas via Internet. Tampouco estou desatualizado, ao contrário, estou conectado com o mundo, sei o que acontece em qualquer lugar do planeta.

Além disso, tenho certeza que perco menos tempo indo e vindo para o escritório.

Mais importante que tudo-e isso reflete também na minha produtividade- estou a um passo de quem amo, de quem me inspira: minha família.

Olha, a volta à rotina anterior vai nos instigar a responder 3 perguntas:

  1. O que é mais importante: os meios ou o fim? O trabalho ou a produção? 
  2. Até quando patrões vão tratar colaboradores como se fossem crianças, subservientes ou incapazes? Até quando vão gastar dinheiro com instalações, energia, segurança, limpeza e mais?
  3. Até quando sindicatos vão imaginar que contrato garante trabalho?

Com vocês a resposta.

Você sabia que todos os meus comentários estão nos podcasts da Apple, Spotify e Deezer? Me siga lá para conferir

spotify:show:4DsFDsqKWYgtVnrx3bFViG

https://www.deezer.com/show/963422?utm_source=deezer&utm_content=show-963422&utm_term=3518058524_1587658928&utm_medium=web

https://podcasts.apple.com/br/podcast/previd%C3%AAncia-e-finan%C3%A7as-pessoais-com-renato-follador/id1502774736

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="694969" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]