Envelhecemos

Renato Follador


O Brasil tem 12% da população de idosos com mais de 60 anos, 25 mil centenários e 160 aposentados e pensionistas do INSS com mais de 110 anos.
A população economicamente ativa- entre 15 e 64 anos- cresce 0,5% ao ano enquanto a população idosa, com mais de 65 anos, cresce 3% ao ano, seis vezes mais dos em idade de produzir.
O Canadá tem o dobro de idosos do Brasil- 24% da população- mas os dois terão 30% de idosos em 2050. O envelhecimento populacional do Brasil está sendo muito mais rápido e o Canadá enriqueceu antes de envelhecer, diferente de nosso país.
Por que tudo isso é importante? Porque afeta diretamente a vida de todos e de cada brasileiro.
A previdência social funciona assim: o INSS arrecada contribuições de quem trabalha para pagar no mesmo mês quem está aposentado. O dinheiro entra por um lado no caixa e sai imediatamente no outro lado. Ainda falta cerca de R$ 130 bilhões no ano para fechar a conta, o chamado déficit, que cresce há 20 anos.
Ora, se população idosa aposentada é cada vez maior e vive mais e a população jovem e em idade de trabalhar cada vez menor, essa conta só tende a piorar e as aposentadorias a diminuir.
Resumo: você apostaria teu futuro só na previdência oficial?
Quem apostou passa necessidades; ou ainda passa o cartão-ponto, pois, mesmo aposentado, nunca vai poder parar de trabalhar.

Consultas sobre finanças e previdência : (41) 3013-1483renato.follador

Previous ArticleNext Article