Equilíbrio

Renato Follador


RF5

O filósofo chinês Lao-Tsé dizia que grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos. E todos nós já ouvimos dizer que uma grande caminhada começa com um primeiro passo.

Esses dois pensamentos encerram a decisão de contratar uma previdência privada e garantir conforto financeiro no futuro.

Todo dia encontro gente dizendo: ah, Follador, te escuto todo dia na CBN e estou pensando em poupar para a aposentadoria. Mas passam a vida pensando, não dão nunca o primeiro passo. Não sabem que todo sonho tem por inimigo a inércia.

Meu avô dizia: na vida, tomamos decisões a todo instante, e mesmo quando não decidimos, tomamos a decisão de não fazer nada. E se estamos indecisos, é porque sabemos muito bem o que queremos, mas achamos que devíamos querer outra coisa.

Tem gente que me diz: ao invés de guardar, gasto hoje quando tenho saúde, pois não sei como será o dia de amanhã. Pois eu sei: será uma droga. Sem dinheiro, sem poder manter o padrão de vida que tinha antes e, talvez, sem saúde, pois sem recursos para preservá-la.

Na verdade essas pessoas que não estão nem aí para o futuro já tomaram a decisão de encurtar a vida. Pelo menos a vida que tinham antes.

A pandemia mostrou que quem não tem previdência privada depende da providência….ou das esmolas do governo.

 

 

 

Acompanhe meus comentários diários também nas redes sociais @orenatofollador e nos Podcasts da Apple, Spotify e Deezer.

Previous ArticleNext Article