Hora de aprender sobre orçamento

Renato Follador


hora de aprender sobre orçamento

 

Amigos, este período da pandemia está nos transformando, queiramos ou não.

Não só o nosso ritmo de vida, mas a forma como a encaramos.

Mais pessimismo, menos esperança, mais tristeza, menos energia, mais insegurança, menos determinação.

É verdade, a vida está nos testando como nunca. Mas está nos dando um tempo único de reflexão. Talvez para reorganizar as finanças, o problema de 2 a cada 3 famílias.

Vocês perceberam, é claro, que estão gastando menos. Não tem mais as rotineiras idas ao restaurante, combustível nem se fala, compras no shopping idem.

Que tal usar esse tempo e esse dinheiro economizado para tentar estabelecer uma planilha orçamentária, separando em duas colunas as receitas e as despesas.

Na coluna de ganhos, coloque o que realmente entra de dinheiro no mês, o líquido. E na de gastos, coloque os fixos, sazonais e extras. Fixo é o que não pode deixar de pagar mensalmente como: aluguel, luz, mercado, escola dos filhos, etc. Sazonais são IPTU, IPVA e material escolar. E extras são jantares, cinema e viagens.

Se não dá para aumentar a receita, dá para gastar melhor. Vale diminuir o pacote de TV a cabo, um minuto por ligação no celular é suficiente, cortar jantares e baladas, usar o carro só para o indispensável, diminuir um dia de diarista, ficar longe do salão de beleza e, na farmácia, ir só na seção de medicamentos.

Ah, e deixe o cartão de crédito em casa por 3 meses e veja a diferença.

 

 

Acompanhe meus comentários diários também nas redes sociais @orenatofollador e nos Podcasts da Apple, Spotify e Deezer.

Previous ArticleNext Article