Mesma idade para homens e mulheres se aposentarem

Renato Follador


Nenhum marido pode deixar de reconhecer o papel da esposa e mãe na administração da casa. Por outro lado, é cada vez mais marcante a participação das mulheres no mercado de trabalho o que faz com que sejam elas sobrecarregadas pela dupla jornada que tem que executar.

Isso é uma realidade.

A outra é que, no Brasil, as mulheres podem se aposentar com cinco anos a menos de contribuição que os homens e, de acordo com o IBGE, vivem, em média, 4 anos a mais. São 9 anos a mais recebendo aposentadorias.

Especialistas afirmam que a longevidade maior é porque elas não são tão afetadas por doenças do coração, se cuidam mais e, idosas, conseguem viver bem sozinhas, o contrário dos homens.

Proporcionalmente ao universo de aposentados, a participação das mulheres vem aumentando e, pela primeira vez na história, metade das aposentadorias concedidas pela previdência social é para elas.

Mais mulheres aposentadas, maior a longevidade, mais anos o INSS pagando aposentadorias, maior o déficit da previdência.

Olha, vem aí nova reforma e idade mínima para se aposentar. Me perguntam se vai haver equiparação de idade entre homem e mulher, aos 65 anos por exemplo.

Resposta: sim. Porque, mesmo com isso, elas ainda vão continuar precisando de 5 anos a menos de contribuição e viverão, em média, 4 anos a mais que os homens recebendo aposentadorias.

Consultas sobre finanças e previdência : (41) 3013-1483

renato.follador

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="488970" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]