O futuro é mais importante

Renato Follador


futuro2

 

Ontem, um ouvinte perguntou algo inusitado: o que mais influencia nosso presente é o passado ou o futuro?

Olha, difícil de responder. Mas, acho que depende da pessoa a quem a pergunta é dirigida: a uma pessoa inteligente ou a uma pessoa burra.

No caso da última, acho que nem o passado, nem o futuro influenciam em absolutamente nada. O desprovido de inteligência só pensa no dia de hoje, na satisfação de suas necessidades presentes, pouco lhe importando se faltou algo no passado ou se sobra algo para o futuro.

Diferente do inteligente, para quem o passado é muito importante como escola, como aprendizado para não cometer os mesmos erros, e para saber o que, verdadeiramente, vale a pena na vida. E para quem também o futuro é importante, pois é lá que ele vai passar o resto da sua vida. É lá que estão os objetivos a serem perseguidos, as metas a serem alcançadas e que, no fundo, são o que dão sentido à vida.

Para os inteligentes, que refletem e planejam, acho que o futuro, mais do que o passado, influencia seu presente. Pois se o que nos mantém vivos é a esperança, o que nos faz levantar todos os dias são os sonhos. E eles só podem se tornar realidade no futuro.

Por fim, quanto ao planejamento, uma frase: quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino.

 

 

Acompanhe meus comentários diários também nas redes sociais @orenatofollador e nos Podcasts da Apple, Spotify e Deezer.

Previous ArticleNext Article