Geral
Olhar para frente

Olhar para frente

 Se Deus quisesse que olhássemos só para trás nos colocaria olhos na nuca.Lamentavelmente encontro muitas pe..

Renato Follador - segunda-feira, 21 de setembro de 2020 - 10:21

olhar para frente2

 

Se Deus quisesse que olhássemos só para trás nos colocaria olhos na nuca.

Lamentavelmente encontro muitas pessoas mais velhas dizendo “ah, no meu tempo o mundo era assim” ou “ah, no meu tempo não tinha tanta baixaria na televisão”. O problema dessas frases é o “no meu tempo”. Isso situa a pessoa, mentalmente, no passado. Reforça a ideia de que ela não vive mais no “tempo dela”, “não tem mais o que fazer aqui” e isso, fisiologicamente, acelera o processo de envelhecimento.

Pois é, aqueles que vivem só no passado, porque foi um tempo melhor, condenam o porvir sem conhecê-lo.

Mario Lago já dizia: “o tempo não comprou passagem de volta. Tenho lembranças e não saudades”.

Já o poeta Fernando Pessoa escreveu: vivo no presente. O passado é a realidade de nada, pois já não o tenho, e o futuro é a possibilidade de tudo, mas ainda não o tenho.

Penso um pouco diferente do poeta. O passado só serve para aprendizado, para experiência, para nos tornar mais sábios, para evoluirmos e não cometermos os mesmos erros.

Mas, na verdade, a realização e a felicidade estão na sabedoria de viver cada dia como se fosse o último, de valorizar o presente, sem deixar de ter um olhar para o futuro, pois é ali que nós vamos passar o resto da nossa vida.

Porque os que vivem só no presente, sem pensar no futuro, provavelmente não aprenderam muito com as lições da vida, nem terão um futuro melhor, já que ele nem está projetado em suas mentes.

Lembrem: aquele que não luta pelo futuro que quer deve aceitar o futuro que vier.

 

Acompanhe meus comentários diários também nas redes sociais @orenatofollador e nos Podcasts da Apple, Spotify e Deezer.

Compartilhe