Preocupação Zero

Renato Follador


Só tem uma categoria com zero de preocupação financeira neste momento de salário incerto: os aposentados por fundos de pensão.

Eu sou um deles, mas somos poucos, infelizmente, porque o brasileiro é imediatista e não estrategista. Quer viver muito, mas gastar tudo agora.

No Fundo de Pensão, você contribui por anos e, no momento da aposentadoria, toda tua reserva previdenciária para pagar aposentadorias até teu último dia de vida já está constituída.

Se a pandemia durar 2 meses, 2  anos ou 2 décadas, financeiramente não importa. Diferente de pela previdência social, que sempre faz uma reforma ou outra para diminuir as aposentadorias.

Agora pergunto: é muito difícil entender isso? De onde as pessoas imaginam que virá o dinheiro para suas aposentadorias cada vez mais longas. Do céu? Do Governo?

É tempo de refletir e se mexer. Exigir que as empresas em que trabalham façam convênio com fundos de pensão. 

Hoje, existem Fundos, como o Mais Futuro, ao qual qualquer empresa pode aderir.

Não precisa nem contribuir, mas só dar a oportunidade de seus colaboradores terem uma previdência mais barata, mais rentável e mais segura.

Se fosse ruim, por que todas as multinacionais e estatais no mundo têm?

Aliás, um ótimo negócio para a empresa também, pois além de reter talentos, pode abater até 20% do total da folha com as contribuições que fizer.

Amigo ouvinte, se teu patrão nunca aventou isso, comece a procurar emprego. Ele não tem muita visão estratégica e a empresa não vai durar muito.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="693487" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]