Previdência Privada abocanha Títulos Públicos

Renato Follador


Planos de previdência privada tornam-se os maiores detentores de títulos federais pela primeira vez na história. Os fundos de pensão e os PGBLs e VGBLs tinham R$ 644,53 bilhões na última sexta-feira, 27 de maio, o que representava 24,1% do estoque da dívida, segundo o Tesouro Nacional. Pela primeira vez a categoria “Previdência” superou a categoria “Instituições Financeiras”, estas com 21%.
Pois é, amigos, há anos, falo aqui que não há hipótese de ter um futuro financeiramente tranquilo apostando só no INSS. Tem que ter previdência privada complementar e o brasileiro está se dando conta disso.
Se olharmos o investimento no setor privado é igual: não há nada de porte construído no Brasil sem o dinheiro da previdência privada.
Para quem ainda acha que ela é uma aventura, outras informações: a previdência privada tem U$ 37 trilhões no mundo- no Brasil já são R$ 1,3 trilhão.
Os trabalhadores que a tem são os mais bem formados e informados do mercado de trabalho e a alternativa a ela é você mesmo administrar o dinheiro para tua velhice, para o que não temos, individualmente, preparo adequado e ganho de escala na hora de negociar menores custos e maiores taxas de retorno.
Mas o mais importante: não vamos nos beneficiar da isenção de impostos nos investimentos.
 
Consultas sobre finanças e previdência : (41) 3013-1483

renato.follador

Previous ArticleNext Article