Qual % do salário poupar

Renato Follador

Dizem que o termo aposentadoria tem origem num tempo em que parar de trabalhar era retirar-se para os aposentos. Vestir pijama, por chinelo e esperar a morte chegar.

Ocorre que, nos últimos 50 anos, isso mudou radicalmente. A expectativa média de sobrevida de quem chega aos 65 anos é de mais 22 anos. E pela primeira vez na história da humanidade podemos sonhar com um quarto a um terço de vida após parar de trabalhar. E haja dinheiro para essa longa inatividade.

Me pedem para explicar, da forma mais simples possível, quanto do salário poupar numa previdência privada para poder manter o padrão de vida na aposentadoria.

Vamos lá. Vocês já sabem que o INSS é importante, mas não suficiente. Vai pagar, no longo prazo, 3 salários mínimos de aposentadoria. Ou R$ 2.862,00 em dinheiro de hoje.


Quanto poupar na previdência privada depende de quanto tempo resta até a aposentadoria aos 65 anos e do rendimento da poupança previdenciária.

Começando aos 20 anos, 5% do salário líquido por mês basta. Já aos 30 anos 8%, aos 40 anos 16% e aos 50 anos 33%. Praticamente dobra a cada 10 anos postergado.

Daí a importância de começar cedo. Inclusive para se beneficiar dos juros da aplicação das contribuições.

E se puder dividir essa conta com o patrão, melhor.

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook