Tudo começa no pensamento

Renato Follador


Sempre busquei me cercar de pessoas melhores que eu.

Na semana passada, minha colega Anelise me sensibilizou com uma reflexão, que vou dividir com vocês hoje.

Disse-me ela: “desde a minha adolescência aprendi que tudo começa em nossos pensamentos. Nossos sentimentos são determinados pela maneira como pensamos, resultando em palavras e ações daquilo que está em nosso coração e na nossa mente.

Lembro que há alguns meses, lendo o livro “Crepúsculo dos Ídolos” de Nietzsche, interpretei que as nossas vontades não são certas ou erradas, mas podem ser saudáveis ou doentias.

Apesar de Nietzsche reprovar qualquer tipo de religião, especialmente o cristianismo, quando tive esta interpretação me lembrei de várias leituras da Bíblia que falam também sobre pensamentos.

Que devemos pensar naquilo que é bom, agradável, para que possamos ter paz, que temos que pensar positivamente, que nossa alma é alimentada através das informações que recebemos por meio dos 5 sentidos, mas que nossos traumas também podem ser ativados por esses mesmos meios.

Quando entendi tudo isso, percebi a importância de filtrar as informações que chegam até mim e o quanto de fato somos responsáveis por nossas atitudes.

Por que estou dizendo tudo isso? Para que paremos de atribuir culpa dos nossos sentimentos aos outros, e que sejamos criteriosos nas escolhas do que alimenta nossos pensamentos.

Cada minuto do seu dia, escolha ser uma versão melhor que a anterior.”

Feliz 2020

Previous ArticleNext Article