"Hoje é dia de comemorar", diz Romanelli sobre Ambev em Carambeí

Deputado Luiz Cláudio Romanelli comemora instalação de indústria de vidros em Carambeí

Redação - 23 de junho de 2022, 19:33

Foto/Divulgação
Foto/Divulgação



O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) disse nesta quinta-feira, 23, que "hoje é dia de comemorar" sobre o anúncio da Ambev que escolheu Carambeí, nos Campos Gerais, para instalar a maior fábrica de vidros sustentáveis do País. Romanelli destacou o trabalho e o empenho da prefeita Elisângela Pedroso (PSB) e agradeceu o governador Ratinho Junior (PSD) que apoiou a viabilização do empreendimento orçado em R$ 870 milhões.

"Vamos comemorar o anúncio da Ambev de uma nova fábrica de garrafas para atender todo o mercado. Ao mesmo tempo, imagino a felicidade da prefeita Elisângela Pedroso. A prefeita lutou muito por essa obra e para que esse investimento pudesse acontecer. E claro, temos que agradecer também à Invest Paraná e ao governador Ratinho Junior pela política de atração de investimentos ao estado", disse.

Romanelli reiterou ainda que Carambeí ganha muito com a construção da nova fábrica que vai criar 5 mil vagas de emprego durante a obra e de 300 a 400 postos de trabalho com o início da operação prevista para 2025. "Parabéns a prefeita que trabalhou em silêncio mas obteve essa grande conquista e também é claro cumprimentar toda a equipe que atraiu esse investimento do Estado através de Eduardo Bekin (Paraná Invest) e do nosso líder maior, o governador Ratinho Junior".

Empregos - “Esse é mais um investimento fantástico para o Paraná. A Ambev já é uma referência em sustentabilidade no Estado e no mundo. Agora, traz mais essa boa notícia: uma indústria de garrafas de vidro, que segue a política da empresa de fazer a reciclagem das garrafas. É mais geração de emprego e renda que atraímos para o Estado”, disse Ratinho Junior, lembrando que o Paraná bateu recorde na criação de empregos com carteira assinada, com a criação de mais de 172 mil vagas em 2021.

A planta industrial vai produzir garrafas a partir da reciclagem de cacos recolhidos, fruto de parcerias com empresas de logística reversa e cooperativas da região. Serão produzidas garrafas dos tipos long neck, 300 ml, 600 ml e 1 litro para diversos rótulos da empresa, como Brahma, Skol, Budweiser, Stella Artois, Becks e Spaten. A capacidade produtiva é de até 500 milhões de garrafas por ano, dependendo do tipo. A fábrica vai abastecer cervejarias do Paraná e de diversos outros estados.

“É resultado de um trabalho árduo de toda a equipe, que desde dezembro está dando o suporte com o repasse de informações à empresa. É um marco histórico, um grande passo para a industrialização do município. Uma conquista de Carambeí, dos Campos Gerais e do Paraná”, afirmou a prefeita Elisangela Pedroso.

Segundo a Ambev, a primeira fábrica de vidros da empresa, inaugurada em 2008 no Rio de Janeiro, é hoje a vidreira que trabalha com o maior percentual de material reciclado do Brasil. Neste ano fez a primeira garrafa de vidro 100% reciclado no país em escala industrial. Além da nova fábrica de vidros em Carambeí, a Ambev tem instalações em Ponta Grossa e Curitiba, centros de distribuição em diversos municípios e parcerias com o agronegócio de Guarapuava.