A era da tecnologia, a reforma trabalhista e o trabalho em ambiente virtual

Janaina Chiaradia

Encerrar o ano, o qual foi repleto de muitas transformações, mudanças e avanços em vários aspectos, em especial no tocante ao que chamamos de ambiente virtual, se faz necessário de forma plena.

Tal tema, tem me despertado muito interesse, e na rotina de trabalho, estudos e eventos profissionais, acabei por conhecer um dos maiores doutrinadores nesse patamar, o qual, de imediato, convidei para trocar informações e transmitir experiências, foi assim que o amigo e Dr. Célio Pereira Oliveira Neto, veio a fazer parte da coluna.

Com a recente publicação do livro que inspirou a escrita de hoje “Trabalho em ambiente virtual: causas, efeitos e conformação”, Dr. Célio traça um panorama bem estruturado que envolve as questões pertinentes sobre revoluções industriais, a sociedade da informação, os direitos da personalidade, o teletrabalho, prevenção industrial em ambiente virtual e estudos dos projetos de lei no cenário nacional. Confira o vídeo abaixo a aprenda com as ponderação relevantes do doutrinador:


Vale destacar que na nota de destaque do livro há a seguinte observação:

Com o avanço da tecnologia, muitos de nós ouviu aquela antiga premissa “um dia a máquina vai dominar o homem e tirar seus postos de trabalho”, da qual discordo, eis que, sempre haverá a necessidade de alguém para comandar toda essa infraestrutura. E faço referência aos comentários de Célio que assim se manifesta:

Contudo, são muitos os desafios que a sociedade enfrente e ainda enfrentará tantos outros que estão por vir, pois, os ambientes estão cada vez mais virtuais, as pessoas cada vez mais se aproximam das redes sociais em geral, e agregar tudo isso a legislação vigente um desafio, para empregados e empregadores. Ainda cito outro aspecto que me chamou atenção no escrito de Célio, ao mencionar “a política de uso das redes sociais” e enfatizar que:

Em 2018 aprendi muito sobre o ambiente virtual (incluindo a oportunidade de escrever essa coluna) e o trabalho com ele, estabeleci vínculos que outrora não imaginava, utilizei no meu trabalho de tecnologia e redes sociais para conseguir compartilhar experiências e transmitir informação, além da atualização constante em meus estudos, e para o próximo ano, as expectativas de muitas novidades e circunstancias diferenciadas estão na minha lista de metas e objetivos, afinal, devemos buscar por fazer a diferença e não nos contentarmos em sermos apenas mais um na multidão.

Que venha 2019 e todas as suas surpresas!

Um ótimo fim e início de ano para todos!

Encerro a coluna, com uma das minhas canções prediletas, a qual marcou muito 2018 e continuará a inspirar meu cotidiano, em todos os aspectos:

Que Deus abençoe!

Abraços,

Janaína Chiaradia

Post anteriorPróximo post
Janaina Chiaradia
Jurista, Mestre em Direito, Professora, Palestrante e Escritora.
Comentários de Facebook