Arya Stark e a Identidade

Janaina Chiaradia


In loco: transmitindo informações e compartilhando experiências

Da série “Para Bellum”, por Orlando Carneiro Júnior, líder da célula Geek da Igreja Bola de Neve Curitiba, otaku, geek, potterhead ( fã de Harry Potter) e fã de  Star Wars

Arya Stark e a Identidade

Na série Game of Thrones, a personagem Arya Stark passou por um crescimento e desenvolvimento fantástico. Na perspectiva medieval da série, o único futuro que ela teria seria casar e administrar o castelo de seu futuro marido, ela era filha de um nobre, tinham expectativas e deveres sobre ela.

Porém ela não aceita o que lhe diziam que deveria fazer, sabia quem realmente era e tinha seus próprios sonhos. Arya lutou por aquilo que acreditava, tanto que seu pai o Lorde Ned Stark permitiu que ela aprendesse um estilo de luta de espada chamado de  “A Dança da Água”. Ao fim de cada treino seu professor tinha uma frase que dizia: “O que dizemos ao deus da Morte? Hoje não!”.

A dança da água foi o que permitiu Arya sobreviver a muitos desafios. Ela não desistiu e se tornou uma das melhores guerreiras da série. Sua história nos traz várias lições, começando com: não somos o que dizem que somos!!! Todos nos temos uma identidade, sonhos e vontades e devemos lutar por isso, não podemos aceitar os “baldes de água fria”.

Podem nos chamar de fracassado, mentiroso entre tantas outras coisas, mas somente seremos isso se aceitarmos o que dizem, ou não tomarmos atitudes que mudem essa situação. Devemos buscar descobrir quem somos realmente, o propósito de estarmos aqui e isso nos leva a segunda lição. A bíblia em vários momentos usa água para referir-se ao Espirito Santo.

Assim como Arya aprendeu a “dançar com a Água”, precisamos aprender a dançar, ter intimidade com o Espirito Santo, ele nos revela quem somos, nos fortalece nos momentos de angústia, ele é o Consolador. Ao aprender ouvir sua voz, vencemos grandes desafios. E quando chegar a tentação, a vontade de desistir ou palavras de desânimo, podemos dizer: Hoje não!

Pois eu derramarei água para matar sua sede e regar seus campos secos. Derramarei meu Espírito sobre seus descendentes e minha bênção sobre suas futuras gerações.

Isaías 44:3

As tentações em sua vida não são diferentes daquelas que outros enfrentaram. Deus é fiel, e ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar. Quando forem tentados, ele mostrará uma saída para que consigam resistir.

1 Coríntios 10:13

Previous ArticleNext Article
Janaina Chiaradia
Jurista, Mestre em Direito, Professora, Palestrante e Escritora.