Geral
Fôssemos todos veganos, existiriam essas novas pandemias?

Fôssemos todos veganos, existiriam essas novas pandemias?

In loco: transmitindo informações e compartilhando experiênciasDa série: Animais não são coisasPor Vicente de Pau..

Janaina Chiaradia - sábado, 4 de abril de 2020 - 10:34

In loco: transmitindo informações e compartilhando experiências

Da série: Animais não são coisas

Por Vicente de Paula Ataíde Junior

 

Iniciando o sábado de hoje, e uma matéria, da série que nos remete a muitas reflexões, que nos faz mudar alguns sentidos da vida, e ainda, aprimorar nossos valores, com tal expectativa, passamos as escritas do amigo, Vicente Ataide, sempre nos presenteando com seus ensinamentos, ainda mais, nesse momento de distanciamento social:

ANIMAIS NÃO SÃO COISAS:

Fôssemos todos veganos, existiriam essas novas pandemias?

Vicente de Paula Ataíde Junior

 

“Quando o homem chega às últimas extremidades, recorre ao mesmo tempo aos últimos recursos. Desgraçados dos seres indefesos que o rodeiam!” (Vitor Hugo, Os Miseráveis)

 

As evidências científicas continuam a ligar o início do surto de COVID-19

MERs-Cov

Arábia Saudita

2012

Dromedários

Gripe Suína

(Influenza A) Juiz Federal no Paraná. Professor Adjunto do Departamento de Direito Civil e Processual Civil da Universidade Federal do Paraná. Professor do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Universidade Federal do Paraná. Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutor em Direito Animal pela Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Programa de Extensão em Direito Animal da Universidade Federal do Paraná. Coordenador e Professor do Curso de Especialização em Direito Animal (EAD), da ESMAFE-PR/UNINTER. Membro da Comissão de Direito Socioambiental da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE). Contatos: Portal <http://www.animaiscomdireitos.ufpr.br> e E-mail [email protected]

, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a chamar oficialmente a doença causada pelo novo coronavírus de Covid-19. COVID significa COrona VIrus Disease (Doença do Coronavírus), enquanto “19” se refere a 2019, quando os primeiros casos em Wuhan, na China, foram divulgados publicamente pelo governo chinês no final de dezembro. A denominação é importante para evitar casos de xenofobia e preconceito, além de confusões com outras doenças.” (Disponível em:< https://portal.fiocruz.br/pergunta/por-que-doenca-causada-pelo-novo-virus-recebeu-o-nome-de-covid-19>. Acesso em: 25 mar. 2020).

Sigla de Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2, conforme informação da Organização Mundial da Saúde (disponível em:<https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/technical-guidance/naming-the-coronavirus-disease-(covid-2019)-and-the-virus-that-causes-it>. Acesso em: 25 mar. 2020.

Para uma visão real do que era o wet market de Wuhan, assista à reportagem do programa 60 minutes Austrália, intitulada World of Pain (“Mundo de Dor”), no qual, além da cobertura sobre as origens do COVID-19 ligadas ao mercado, apresenta uma incursão no interior do estabelecimento, por meio de um jornalista disfarçado (Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=Y7nZ4mw4mXw>. Acesso em: 25 mar. 2020).

Conforme relatório da Organização Mundial da Saúde (disponível em:< https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200121-sitrep-1-2019-ncov.pdf?sfvrsn=20a99c10_4>. Acesso em: 25 mar. 2020).

Em 1º de janeiro de 2020, conforme informação da Organização Mundial da Saúde (disponível em:<https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200121-sitrep-1-2019-ncov.pdf?sfvrsn=20a99c10_4>. Acesso em: 25 mar. 2020).

A propósito da adequação nutricional das dietas estritamente vegetarianas, inclusive para crianças, consultar:<https://www.vrg.org/nutrition/2009_ADA_position_paper.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2020; <https://vegetariannutrition.netdocs/Vegetarian-Infants.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2020.

Compartilhe