No universo de Star Wars: essa arma é sua vida.

Janaina Chiaradia


In loco: transmitindo informações e compartilhando experiências

Da série “Para Bellum”, por Orlando Carneiro Júnior, líder da célula Geek da Igreja Bola de Neve Curitiba, otaku, geek, potterhead ( fã de Harry Potter) e fã de  Star Wars

O texto de hoje, representa a continuidade escrita, da série “Para Bellum”, a qual já se estabeleceu no final do ano passado, incrementando o corpo escrito dessa coluna.

Com vocês, os escritos de Orlando, transmitindo informações, e compartilhando experiências, e hoje, com o destaque para as aventuras de “Star Wars”:

Essa arma é sua vida.

No universo de Star Wars um dos marcos mais importantes do treinamento Jedi é a construção do sabre de luz. Isso mostrava que o aprendiz estava pronto para avançar em seu treinamento, viver coisas maiores, entrar em níveis mais profundos. Era um processo longo e com inversas etapas.

O primeiro passo era levar os aprendizes a um Planeta que tivesse cavernas de Cristais Kyber, como os planetas Illum e Dantooine. Ao iniciar a busca pelo cristal, não era somente escolher qualquer um, eles tinham que ser guiados pela Força para encontrar o Cristal mais adequado a si mesmos, o cristal é o coração do sabre de luz.

Após encontrarem, precisavam meditar com o cristal para se conhecerem, saber suas características, pois o cristal está de certa forma vivo. Somente depois disso prosseguiam para a construção. Esse é o motivo de haver tantas cores e modelos de sabre de luz, cada um era único, era especial.

Porém os Sith, usuários do lado sombrio da força, não seguem esse processo de construção. Eles precisam tomar um sabre à força, só terão direito a um sabre se completarem a seguinte missão: localizar um jedi, matá-lo, roubar o sabre de luz para então corromper o cristal.

Esse processo de corrupção chama-se “sangrar o cristal”, e envolve usar o lado sombrio e colocar todas as emoções negativas como raiva,ódio, medo, dúvida no cristal, o qual quando sangrava tornava-se vermelho. E algo que era para salvar e proteger perdeu sua identidade e propósito original. Isso é muito interessante pois a bíblia nos diz que o inimigo veio para matar, roubar e destruir.

No filme Star Wars Episódio 2: Ataque dos Clones, Obi-Wan fala a Anakin sobre o sabre de luz: “Essa arma é sua vida!”. Pois em vários momentos ele a perdia e ficava vulnerável aos ataques dos inimigos.

Como cristãos o sabre de luz representa nossa vida de oração, ir para o secreto, numa busca incansável por Deus e a Força que nos guia é Cristo que nos faz continuar lutando.

Mas também pode representar nossos sonhos, propósitos, família, projetos. É algo precioso que levamos tempo para construir, nos dedicando diariamente, e devemos cuidar, proteger e valorizar muito.

Nesse período de crise devemos nos atentar ao conselho de Mestre Yoda:

“Cuidadoso deve ser quando o futuro sentir, o medo da perda é um caminho para o lado sombrio.” ou como diz a versão original: “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias inquietações. Basta para hoje os problemas deste dia.” Mateus 6:34 (NVT)

Não deixe o lado sombrio matar, roubar e destruir aquilo que é precioso para você. Então se até agora tem falhado, dando voz ao medo, insegurança, colocando tudo a perder, mude de atitude, traga a memória aquilo que te traz esperança, aquilo que traz renovo, permanecendo firme e cuidando disso que é valioso para ti. Pois até mesmo aquele cristal que foi sangrado pode ser restaurado.

Eclesiastes 7:8 Terminar algo é melhor que começar.

E Jesus é o caminho para voltar a nossa essência, ele é o Príncipe da Paz que supera todo entendimento, supre as nossas necessidades e nos tira o medo, suas misericórdias são inesgotáveis se renovando a cada manhã. Continue crendo, mantenha a guarda sobre seu sabre de luz, encha-se de fé e não deixe o lado sombrio dominar sua vida.

E que a força de Cristo esteja com vocês!!!

Fantástico o texto de Orlando, e ainda, compartilho o trabalho de Moises Davi Sobral, Cosplay: Luke Skywalker, Youtube: Fisicando com Sky ( https://www.youtube.com/channel/UCXwUr4aGgyqmEosQptiBTYw) , instagram: @sobralmoises, assim como, o quadrinho de Darth Vader,  edição número 1, da Marvel:

Previous ArticleNext Article
Janaina Chiaradia
Jurista, Mestre em Direito, Professora, Palestrante e Escritora.