O dia de honrar o trabalho junto aos CONSEGs: entenda melhor…

Janaina Chiaradia


In loco: transmitindo informações e compartilhando experiências

Da série “Por uma questão de Segurança Pública”, por Cap. QOPM Eliéser Antonio Durante Filho e 1º Ten. QOPM Alison Sczepanski

 

O texto de hoje, representa a formalização escrita, da série “por uma questão de Segurança Pública”, a qual já se estabeleceu no final do ano passado, e em sua continuidade, começa a ganhar o corpo escrito dessa coluna.

Fico muito feliz em poder compartilhar com todos as escritas idealizadas pelos profissionais atuantes na área, Cap. QOPM Eliéser Antonio Durante Filho e 1º Ten. QOPM Alison Sczepanski, os quais, desde o primeiro contato, se prontificaram em assim conduzir essa parceria, e junto com a Coordenação Estadual dos CONSEGs, do Estado do Paraná, na pessoa do Coronel PM RR Chehade Elias Geha, nos atualizam com informações extremamente relevantes para o momento.

Agradeço imensamente a Malu Gomes, amiga querida, que sempre representa com brilhantismo as questões pertinentes a segurança pública;

Da mesma forma, agradeço ao delegado, Dr. Luiz Carlos de Oliveira,  que com toda sua equipe, fizeram valer cada detalhe do cotidiano de suas investidas de combate ao crime;

E nesse momento, faço as honras a todos os profissionais da Segurança Pública, que se dedicam a eficiência dos CONSEGs, e em especial, do Estado do Paraná, desde a coordenação até o operacional, meus parabéns! Agradecimentos a todos! E agora, vamos enriquecer nossos conhecimentos, com as informações transmitidas:

 

ESTADO DO PARANÁ COMEMORA O DIA ESTADUAL DOS CONSEGs

 

Na última quinta-feira, dia 2 de abril de 2020, o Estado do Paraná comemorou o Dia Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança – CONSEGs. Esta data foi instituída através da Lei Estadual n.º 19.377, de 20 de dezembro de 2017, e compõe o Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Mas afinal, o que são os CONSEGs e para que servem? Estas são algumas perguntas as quais procuraremos responder neste breve texto.

Os CONSEGs nada mais são do que colegiados comunitários formados por pessoas de uma mesma comunidade que, orientados pela filosofia de polícia comunitária e buscando melhorar sua qualidade de vida, se organizam para discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções de problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da sua área.

Além de ser um espaço de exercício da cidadania, os CONSEGs tem pelo menos dois objetivos fundamentais: 1) integrar a comunidade com as autoridades policiais locais, fortalecendo os vínculos e permitindo a cooperação e a interação técnica e privilegiada com os órgãos de segurança; e, 2) organizar a comunidade para autodefesa, despertando seus integrantes para a coprodução de segurança e a prevenção do crime.

Cada CONSEG realiza reuniões ordinárias mensais, normalmente no período noturno, seguindo uma agenda definida por período anual e contando com a presença de membros representantes dos órgãos policiais locais. Vale salientar que cada CONSEG possui uma Diretoria Executiva, devidamente eleita para os respectivos cargos, a qual é responsável pela organização do CONSEG.

As reuniões também podem contar com a participação da comunidade em geral, das autoridades cívicas eleitas, dos empresários, dos representantes da mídia e de outras instituições comunitárias. Assim, com essa participação multifacetada, busca-se a integração e a articulação comunitária para a resolução de problemas locais.

No âmbito do Estado do Paraná os CONSEGs são regulados pelo Decreto Estadual n.º 5381/2016, documento este que também criou a Coordenação Estadual do CONSEGs. A CECONSEG, portanto, constitui-se em um setor da Secretaria de Estado da Segurança Pública para acompanhar e articular as atividades dos CONSEGs no Paraná. Apesar desta nova regulamentação, vale ressaltar que o nosso estado foi o precursor de todos os Conselhos Comunitários de Segurança no Brasil, sendo as primeiras experiências nas cidades de Londrina, em abril de 1982 e Maringá, em junho de 1983. Atualmente contamos com 123 CONSEGs ativos e 18 em processo eleitoral.

Assim, neste dia em que comemoramos o Dia Estadual dos CONSEGs, a equipe da CECONSEG, através do Coronel PM RR Chehade Elias Geha, parabeniza a todos os envolvidos nos trabalhos relacionados aos CONSEGs no Paraná, desejando votos de felicidades e rogando para que logo possamos estar em contato presencial com todos após vencermos a pandemia do coronavírus.

MENSAGEM DO COORDENADOR ESTADUAL

Publicado por Conseg PR em Quinta-feira, 2 de abril de 2020

MENSAGEM DOS COMANDANTES DA PMPR E DO CORPO DE BOMBEIROS DO PARANÁ SOBRE O DIA ESTADUAL DOS CONSEGs

Publicado por Conseg PR em Quinta-feira, 2 de abril de 2020

Para mais informações sobre os CONSEGs deixamos aqui referenciados os nossos canais de comunicação para contatos e esclarecimentos.

Site: www.conseg.pr.gov.br

E-mail: conseg@sesp.pr.gov.br

Facebook: Conseg PR

Instagram: @consegpr

Telefone: (41) 3304-4668

Cap. QOPM Eliéser Antonio Durante Filho

1º Ten. QOPM Alison Sczepanski

Com tudo o que nos foi transmitido, agradecemos novamente a todos os profissionais envolvidos, afinal, todos precisamos muito desse trabalho de eficiência na área da segurança pública!

Abraços, Deus abençoe

Janaina Chiaradia

Previous ArticleNext Article
Janaina Chiaradia
Jurista, Mestre em Direito, Professora, Palestrante e Escritora.
[post_explorer post_id="691933" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]