Para Bellum… entre a cultura geek, nerd e otaku: entenda!

Janaina Chiaradia

In loco: transmitindo informações e compartilhando experiências…

Da série: Para Bellum

Boa tarde de domingo a todos!!!

Muito feliz em iniciar mais uma série do In Loco no dia de hoje!

Junto com o pastor do Bola de Neve de Curitiba, Alvarez Caetano, e do líder da célula geek, Orlando Carneiro Junior, damos início a série “Para Bellum”…

Acompanhem um pouco da apresentação:

Agora, com a palavra, pastor Alvarez:

Fala galera

Para todos vocês conhecem o nosso trabalho em no In Loco, nosso novo projeto chama-se “Para Bellum” que significa “prepare-se para a guerra”

E a proposta desse novo projeto trazer para vocês o entendimento sobre a cultura geek/nerd e otaku primeiramente nos falaremos o significado de ser um nerd segundo a tradição ,como Reza a lenda A palavra nerd tem uma origem e meio confusas em não se você for para o Wikipédia ou para algum outro guia de procura Existem várias definições sobre a palavra nerd mas o mais correto sobre nerd é aquela pessoa que fazia o contraponto nos Estados Unidos ou melhor na cultura americana das High School entre o cara que era jogador de futebol Capitão do time com cara que era completamente isolado e focado somente nos estudos normalmente essas pessoas Tenho muito interesse na ciência, matemática, ficção científica, histórias em quadrinhos entre outras entre outras coisas e esse estereótipo nos Estados Unidos se caracteriza como nerd. Então todo nerd é uma pessoa que busca conhecimento mas não simplesmente um conhecimento Raso ele busca se aprofundar em tudo naquilo que ele se propõe a fazer.

Segundo o site Significado:

Nerd é decorrente de uma expressão usada na década de 1950 para os representantes de um Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Nortel, uma companhia de eletricidade do Canadá, e era designado para aqueles pesquisadores que trabalhavam no laboratório de tecnologia, e que passavam as noites em claro fazendo suas pesquisas. Nos idos de 1960 este termo começou a ser utilizando se referindo principalmente aos físicos e aos intelectuais.

Existe também o Geek que é chamado de tecnonerd, porém eles se diferenciam do nerd porque seu interesse maior é a tecnologia, a ciência e a informática. No Brasil o termo mais utilizado é CDF que significa “cabeça-de-ferro” para as pessoas muito inteligentes e dedicadas ao estudo.

E também o Geek busca ser mais acessível que o Nerd, gosta muito de Cultura Pop e é mais sociável!!

Os Nerds Dominaram o mundo, Hollywood num limbo profundo de criatividade busca inspiração em vários elementos e produtos que antes era tratados como “coisa de nerd” .. filmes de Super-Herois, Games e franquias de Ficção Científica.

Complementando, Orlando menciona que:

Otaku é o termo usado para descrever os fãs de cultura japonesa, principalmente Animes e mangás(desenhos e quadrinhos japoneses).

No Japão o termo tinham um cunho perjurativo de descrever fãs extremos de algo, porém no resto do mundo não teve esse sentido.

Um pouco mais no vídeo que segue:

Aguardem o próximo capítulo, da série que promete, muita cultura nerd, geek, otaku, enfim, muito conteúdo interessante.

Aproveito para convidar para o próximo evento da série “pensamentos do cristão consciente”:

Um ótimo fim de semana!

Deus abençoe!

Abraços

Janaina Chiaradia

Previous ArticleNext Article
Janaina Chiaradia
Jurista, Mestre em Direito, Professora, Palestrante e Escritora.