
Os riscos de um confronto no dia três de maio
Pedro Ribeiro
28 de março de 2017, 10:55
Nosso decano jornalista, o mais lido por essas terras, vejam só, não tem um livro publicado. Ou melhor, não..
Pedro Ribeiro - 28 de março de 2017, 11:03
ANÚNCIO
Nosso decano jornalista, o mais lido por essas terras, vejam só, não tem um livro publicado. Ou melhor, não tinha. Por obra e graça, e um empurrãozinho, de um grupo de amigos, Luiz Geraldo Mazza lança no dia 3 de abril o que em música a gente chamaria de hits – parte dos melhores textos publicados na imprensa paranaense e nacional (pra quem não lembra, Mazza foi colunista, durante muito tempo, da Folha de S. Paulo). Sucesso garantido, o Bar da Brahma vai ser pequeno pra abrigar tantos amigos, seguidores e detratores, é claro.
O livro “A Verve e o Verbo” é uma compilação de textos produzidos pelo jornalista Luiz Geraldo Mazza, 86 anos. Lenda viva e testemunha de mais de meio século de história do Paraná, Mazza é respeitado por seu trabalho tanto por afetos como desafetos – uns o amam, outros o temem. Mas ele não se cala.
ANÚNCIO
O livro, organizado pela jornalista Miriam Karam, nasceu da disposição de um grupo de amigos que organizaram a festa pelos 80 anos de vida do mestre de todos, ainda em 2011 – Dante Mendonça, Jaime Lechinski, José Wille, Nilson Monteiro, Miriam Karam, Maí Nascimento, Carlos Fernando Mazza, Adélia Lopes, Pedro Ribeiro.
Os textos incluem análises e ensaios que se mantêm vivos até hoje, presentes em publicações como a revista “Referência em Planejamento” e “Memória da Curitiba Urbana”, até poemas e crônicas em vários veículos nacionais, além de entrevistas e depoimentos que deu em diversas oportunidades, em que opina sobre sua profissão e faz considerações inusitadas sobre a vida política de Curitiba e do Paraná.
Importante destacar que o livro traz textos do Mazza desde que ele começou, formando um mosaico da história do Paraná e das grandes discussões travadas nos últimos ... anos. Além de ser representativo das várias vertentes do trabalho dele, desde reportagens, análises e ensaios até contos, crônicas e poemas. pedro.ribeiro