Sintonia Fina - Pedro Ribeiro
Compartilhar

A travessia de Recalcatti até chegar a deputado estadual

 Um dos delegados de polícia mais respeitado do Paraná, o delegado Recalcati, que ocupa uma cadeira na Assem..

Pedro Ribeiro - 07 de junho de 2019, 15:06

 

ANÚNCIO

Um dos delegados de polícia mais respeitado do Paraná, o delegado Recalcati, que ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado, conta, em  entrevista ao Café com Polícia, da TV Assembleia, como chegou à casa, bem como suas façanhas como delegado de polícia.

De Francisco Beltrão, deram ao deputado Delegado Recalcatti (PSD),

Catarinense de nascença, mas radicado em Francisco Beltrão, Recalcatti mantém até hoje o hábito de tomar chimarrão. Com a cuia em cima da mesa, Recalcatti detalha em entrevista ao jornalista Luiz Ribeiro, casos que lhe renderam fama no combate à criminalidade nos 30 anos de carreira policial, iniciada como detetive em 1979.

ANÚNCIO

Além do chimarrão, o gosto pela vida policial também veio de casa. O pai, logo que chegou a Francisco Beltrão, em 1952, foi designado, por sua liderança regional, delegado ‘calça curta’. “Aquele que não era concursado, mas morador do município com relevância e boa expressão”, explica o parlamentar. Nesta época, conta Recalcatti, ocorreu o episódio conhecido como Revolta dos Colonos, um levante agrário movido por migrantes vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, rechaçado por jagunços. “Um fato histórico importante que vivenciei ainda criança”, fala.

Recalcatti falou da fama no trabalho na linha de frente da Polícia Civil, fazendo questão de estar junto dos investigadores. “Sempre procurava me fazer presente e isto fez que me aproximasse muito do povo”, diz. Relata casos de sequestro, assassinatos, assaltos a banco e desparecimentos de crianças, investigações que marcaram sua trajetória. De acordo com ele, “são histórias para contar”. “É muito interessante ter esta oportunidade de falar em uma entrevista um pouco do que vivenciei antes de chegar ao parlamento. O passado do deputado reflete muito em sua vida pública”, afirma.

O programa

Café com Política é um bate papo informal com os deputados, focado nas bandeiras que defendem no Legislativo e com ênfase nas experiências que os levaram ao parlamento. Cotidiano, rotina de eventos, as viagens para atender as bases eleitorais e o dia-a-dia dividido entre a família e os assuntos políticos são a temática principal. A atração vai ar todas as quintas-feiras, logo após a transmissão ao vivo da sessão do Tribunal Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Toda a programação da TV Assembleia pode ser também acompanhada pelo YouTube em um link direto acessado no site da Assembleia Legislativa. O endereço é www.assembleia.pr.leg.br. Lá estão as listas com todos os programas que já foram ao ar e o que foi transmitido ao vivo para consulta da população, inclusive o Parlamentês, um guia para se entender a linguagem usada no Legislativo. As inserções, que também fazem parte da grade da TV Assembleia, explicam de forma simples as expressões e termos usados corriqueiramente pelos deputados.