Açafrão produzido em Morretes é exportado à França

Pedro Ribeiro


Produção é exportada para cooperativas do Sul da França onde o produto é utilizado principalmente na culinária local e em outros países

Na encosta de um morro da mata atlântica preservada e às margens do Rio Nhundiaquara, em Morretes, o produtor rural, Cícero Moreira dos Santos, 54 anos, é um dos maiores produtores de açafrão do Sul do País e toda sua produção é exportada para cooperativas agrícolas do sul da França.

Em uma área total – Morretes e Antonina – de 26ha, ele produz, sem qualquer tipo de agrotóxico, uma média e 15 toneladas por ano de açafrão da terra (de cor amarela) e sabor manga-verde.

No sítio Nova Esperança, Cícero Santos faz questão de mostrar todo o processo de plantio, colheita, lavagem, embalagem e acondicionamento dos produtos para exportação. O assentado, que chegou a Morretes em 1984, passou por várias experiências agrícolas até chegar ao açafrão.

O produtor faz perto de 15 remessas dos ingredientes para a França, cujos produtos são utilizados principalmente na culinária e medicinalmente. “Todos os produtos de minha roça são totalmente orgânicos, desde o açafrão, gengibre, milho, mandioca e o Nhame. Temos que preservar a essência natural que é a mãe solo, que nos dá o sustento à vida”, observa Cícero dos Santos.

Ele se orgulha do seu pedaço de terra, banhado pelo Rio Nhundiaquara, onde vive em harmonia com a natureza. “Aqui, na minha terra, sou privilegiado ao ver, ainda, animais como cervo, cutias, capivaras, guaximim, tatus, jacus e cobras”.

Especiaria culinária

Especiaria de cor dourada, o açafrão possui sabor amargo e aroma distinto. Conhecido como o tempero mais caro do mundo, tem vários benefícios para saúde. É usado em várias refeitas para fornecer a sua cor amarelada e dar um sabor semi-doce para os pratos. O açafrão fornece cerca de 300 calorias por 100 gramas e é uma excelente fonte em carboidratos, boas gorduras, fibras alimentares e vários minerais.

Benefícios à saúde

Os benefícios do açafrão-da-terra seriam decorrentes da ação anti-inflamatória e antioxidante, pela remoção das placas no cérebro, características do mal de Alzheimer. A ação benéfica da planta poderia contribuir para o tratamento do câncer e das doenças do coração. Mostrou-se ser benéfico contra a gripe e do resfriado.

Um Copo de leite morno junto com açafrão é recomendado enquanto doente. Açafrão também é benéfico para os homens, pois reduz a impotência, desinfecção erétil e ajuda na vida sexual. É benéfico na manutenção da saúde dental, contribuindo para tornar as gengivas forte, que reduz a inflamação e inchaço na boca.

Ajuda na proteção dos rins contra doenças relacionadas e reduz o estresse renal.Tem sido benéfico também para as mulheres que sofrem de TPM, uma vez que diminui o nível de cortisol e o estresse e aumenta o nível de estrogênio.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="704526" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]