As obras que marcarão o governo Ratinho Junior

Pedro Ribeiro


Duas grandes obras deverão marcar a gestão do governador Ratinho Junior até o final de seu primeiro mandato: a nova rodovia no litoral, ligando a Praia de Leste a Ponta do Sul, obra necessária para desafogar o tráfego de veículos durante a temporada de verão e a Ponte de Guaratuba. As grandes obras que estão sendo realizadas na região Oeste, são do governo federal e o Paraná é apenas apoiador, ou seja, coadjuvante.

Está havendo um empenho muito grande tanto por parte do Executivo como do Legislativa estadual para que seja construída uma ponte ligando o município de Matinhos (Caiobá) a Guaratuba, o que também auxiliaria no fluxo de veículos durante a temporada de verão.

Nesta segunda-feira, a Assembleia Legislativa aprovou em primeira discussão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 1/2020, de autoria do Poder Executivo, que estabelece um novo formato para o financiamento da construção da ponte sobre a baía de Guaratuba. A matéria foi aprovada, com uma emenda modificativa da Comissão Especial, com 47 votos favoráveis e nenhum contrário.

A nova redação abre a possibilidade ao governo estadual de optar, dentre as modalidades previstas no direito administrativo e as condições de financiamento existentes, por aquela que considera mais adequada para a realização da obra.

O texto altera o artigo 36 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Estadual do Paraná, que estabelecia que o pagamento da obra fosse realizado com recursos da cobrança de pedágio durante um prazo de 15 anos. De acordo com o texto enviado pelo governo, a redação original do artigo engessa a forma de pagamento da obra apenas com a cobrança do pedágio.

A nova redação do artigo passará a vigorar com a seguinte redação: “O Estado promoverá licitação entre empresas nacionais, internacionais ou grupo de empresas, para a construção de uma ponte sobre a baía de Guaratuba”.

O governador Ratinho foi destacado por deputados com base no litoral pela coragem, pela ousadia, pela valentia, pela determinação de fazer algo que realmente só quem vive no Litoral sabe o que representa essa ponte, disse. “A PEC vai resgatar o futuro do nosso Litoral com a construção de uma ponta que vai unir vários municípios”, completou o deputado Nelson Justus..

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal
[post_explorer post_id="731794" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]