Assomec defende modelo mais justo de pedágios

Pedro Ribeiro


O presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, defendeu uma gestão mais equilibrada dos modelos de pedágios no Paraná e em Santa Catarina para que não se onere ainda mais os usuários e toda a cadeia produtiva.

Márcio, que é diretor de Relações Institucionais da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), participou da audiência pública virtual para debater ações diante das questões relativas aos pedágios.

“Temos que ver um modelo que faça um contraponto ao modelo que o governo federal está tentando nos estados, com outorgas onerosas que beneficiam grandes empresas e que não garantem tarifas justas e serviços eficientes”, avaliou.

A audiência aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), durante a tarde de terça-feira (11), reuniu lideranças econômicas e políticas e teve a mediação do presidente do Legislativo, Sabino Pícolo e o diretor do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski.

Márcio ressaltou a necessidade de esse debate continuar a ser levado para todas as instâncias. “A Assomec, assim como AMP e CNM (Confederação Nacional dos Municípios) sabem que essa discussão é importante e precisamos ouvir a sociedade e todo setor produtivo sobre essas questões”, comentou.
O presidente do Movimento Pró-Metrópole, Hélio Bampi, disse que há necessidade de estabelecer lotes para as obras com menores distâncias, que poderiam “gerar mais empregos nos âmbitos regionais”, assim como, garantir “fluidez de tráfego, segurança e muita qualidade nos serviços”, disse.

O presidente da Câmara, Sabino Pícolo, disse que o Legislativo “estará sempre com o espaço aberto para esses debates, que são de interesse públicos e merecem discussões”, disse.
Também participaram da audiência Horácio Guimarães, presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP); LuisAntonioFayet, economista, consultor da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e ex-presidente do Banco do Brasil.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal